MENU
Portal Movente • set. 01, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Como envelhecer com saúde mental?

Você já passou dos 60 anos (ou não) e ainda está pensando: afinal, como envelhecer com saúde mental? Em nossa jornada de hoje, vamos dialogar sobre o assunto. Vem com a gente, mente pensante! 


Não é segredo algum que o mundo todo, e o Brasil, por certo, têm cada vez mais pessoas idosas. Em nosso caso, é notável como a pirâmide etária vem ganhando mais e mais pessoas acima dos 60 anos.


Segundo estudos, inclusive, 1 em cada 4 brasileiros terá mais de 65 anos até 2060, já pensou?




Um adendo: lembrando que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que uma pessoa é idosa ao possuir 60 anos ou mais. 


No entanto, você não precisa ter chegado lá para começar a cuidar de si, e principalmente, da sua saúde mental. 


Sim! Mesmo que você ainda não tenha 60 anos ou mais, já pode ir pensando no assunto a partir de agora e conferir algumas de nossas dicas de como envelhecer com saúde mental. 


Reflita: todos e todas nós colhemos aquilo que plantamos. 


Se, ao longo da vida, você foi uma pessoa que não se cuidou, não deu a atenção devida ao seu corpo e, principalmente, a sua mente, é natural que sua velhice não seja das mais felizes.


O motivo? Você já sabe: se você sempre foi uma pessoa muito estressada, fumante, consumiu álcool e outras drogas em excesso, sempre foi sedentária, seu corpo poderá chegar aos 60 "exausto" — se é que você chegará lá, né? 


Não, isso não é um desejo de que você não atinja a melhor idade. Pelo contrário. É apenas uma reflexão para que você passe a se cuidar e viva mais e melhor. 


Afinal de contas, envelhecer é amadurecer — e, aqui, queremos explorar estratégias para que, mesmo com a chegada da idade, a vida e seu ciclo permitam que o indivíduo tenha autonomia e liberdade até seu findar.



O que acontece com a saúde mental ao envelhecer? 


É fato que muitas coisas podem ocorrer. No entanto, é normal que pessoas idosas passem por alterações cerebrais e psicológicas neste processo (que também é químico e físico). 


Quanto mais envelhecemos, maior a nossa tendência de que a atividade bioquímica (nossos neurotransmissores) perca sua eficiência. Perdemos celular nervosas neste momento e prejuízos começam a surgir.


Podemos perder nossas funções cognitivas, vendo a capacidade intelectual diminuindo sua força ao avançar dos anos. Passamos a aprender mais devagar, a perder nossa memória recente.


Além disso, é muito comum ver pessoas idosas depressivas, com baixa autoestima, sozinhas, abandonadas por suas famílias, angustiadas por passarem a depender de outras pessoas. 


Muito provavelmente, você já viu ou conhece alguém nesta situação, não é mesmo? 


Pois bem. Vamos a algumas dicas de como envelhecer com saúde mental: 


a) Uma alimentação saudável faz toda diferença 


Muitos alimentos ajudam o seu metabolismo e o seu cérebro a funcionarem melhor. Além disso, a alimentação também tem o poder de prevenção e cura. Ou seja, você é o que você come. 


Por isso, uma alimentação equilibrada pode te ajudar a viver com mais tranquilidade, saúde e, é claro, por mais tempo. 


Dica: você sabia que feijões, frutas vermelhas, castanhas e azeite ajudam a prevenir o Alzheimer? Sabia também que a banana ajuda a prevenir a depressão?


b) Esteja próximo (a) de quem você ama 


Não é preciso dizer muito. Conviver é essencial para que nossa saúde mental ao envelhecer caminhe bem. Ame, deixe-se amar e faça o bem. Um tanto poético, porém, o amor realmente tem a capacidade de nos curar e nos permitir viver melhor.


c) Exercícios físicos relaxam a mente e o corpo


Sair do sedentarismo é bom pra tudo: pro corpo, pro peso, pra saúde do coração, dos pulmões, dos ossos, das articulações e até mesmo para a mente. A prática regular afasta a hipertensão, a depressão, a ansiedade. 


Ah, e o melhor: você passa a dormir mais! Bom demais da conta, né?


d) Mantenha sua cabeça ativa


Mesmo depois da aposentadoria, encontre coisas que te deem prazer: ler, escrever, jogos que acionem a mente, jardinagem, cozinhar, brincar com os filhos, netos ou com o seu pet. 


O importante é manter sua cabeça funcionando ativamente, a fim de prevenir muitas doenças que chegam quando ela dá aquela freada em sua atividade.


e) Fazer terapia


Não são só os jovens e adultos que precisam de uma (um) terapeuta não. As pessoas idosas também devem ter auxílio médico e/ou terapêutico para apagarem mágoas do passado, viverem melhor com a velhice, com seus medos e inseguranças. 


É sempre bom ter com quem dividir nossos fardos e questões, não concorda? 


E aí, curtiu a nossa jornada de hoje aqui no Movente? Você tem dicas de como envelhecer com saúde mental? 


Conte aqui nos comentários e bora papear sobre o tema! 



Outros Assuntos

Share by: