MENU
Portal Movente • fev. 15, 2022

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Dores no corpo e saúde mental: o que são queixas somáticas?

Scroll Indicator

As queixas somáticas são caracterizadas por sintomas físicos extremos e intensos, como, por exemplo, dores aparentemente fortes, recorrentes e inexplicáveis, acrescidas por fadiga, causando grande estresse emocional, de modo que tarefas do cotidiano acabam por ficar comprometidas.


Chamada também de transtorno de sintomas somáticos, mente pensante, esta condição é motivo de uma procura significantemente grande de atendimento médico por parte do paciente, causando diversas visitas em um curto período de tempo a prontos socorros e unidades de pronto atendimento (UPA).


Mas não se assuste ou se sinta julgado pela reação que possui quando os sintomas aparecem em você, diagnosticado com alguma condição médica associada ao distúrbio ou não — aqui no Movente entendemos o quão amplificado e preocupante sua condição pode se mostrar.


Você sempre espera o pior acerca de seus sintomas, e isso faz com que você sempre procure respostas e explicações para suas dores, aumentando sua preocupação mesmo que alguma condição mais séria tenha sido deixada de ser considerada.


Sua apreensão para com sua saúde se tornou um grande foco em sua vida, tornando cada vez mais difícil funcionar corretamente, pouco a pouco, fazendo com que você deixe de realizar atividades antes satisfatórias, se afastando de seu círculo social.


Sabemos que o transtorno de sintomas somáticos pode fazer com que você sinta um intenso sofrimento emocional e físico, e, pensando em você, preparamos um artigo para ajudá-lo(a) nesta luta.


Conversaremos um pouco mais acerca dos sintomas, causas e fatores de risco, assim como sobre o tratamento das queixas somáticas, visando amenizar como se sente e melhorar sua qualidade de vida.


Vamos lá?


Quais os sintomas mais recorrentes de quem possui queixas somáticas?


Como estabelecemos anteriormente, o transtorno de sintomas somáticos é acompanhado e caracterizado por incômodos bem específicos e amplificados, muitas vezes descritos como inexplicáveis ou desproporcionais.


Por isso, quando falamos sobre esta condição podemos destacar que o(a) paciente:


·        Sofre de sensações bem específicas, como dor nos membros, na lombar e músculos. Em alguns casos, estes sintomas podem incluir também fadiga, tanto física quanto emocional, fraqueza e falta de ar.

·         Sentir que seus sintomas sejam mais significativos, extensos e sérios do que realmente são;

·        Vivencie e conviva tanto com um único sintoma como com inúmeros deles;

·        Desenvolva o distúrbio ao nível leve, moderado ou severo.


Embora a dor física seja o sinal mais comum, independente dos demais, seus pensamentos e preocupações também se intensificam, modificando a maneira como você se comporta diante da situação, causando incontáveis problemas para sua vida social e na realização de tarefas do dia-a-dia.


Os pensamentos, sentimentos e comportamentos das queixas somáticas podem incluir:


·        Procura obsessiva e ininterrupta por anormalidades em seu corpo, como manchas ou caroços, por exemplo.

·        Preocupação constante de que você está com algum tipo de doença;

·        Medo de que seus sintomas sejam muito sérios, mesmo que não exista nenhum motivo para tal;

·        Interpretação errônea de sensações físicas normais, enxergando-as como se fossem sinais de algo mais sério;

·        Temor de que atividade física irá piorar ou criar quadros de dores em seu corpo;

·        Pensamento de que as suas sensações físicas são ameaçadoras ou perigosas;

·        Julgamento da maneira ou na procedência de um atendimento médico ou tratamento, tendendo a interpretá-los como inadequados ou errados;

·        Visitas frequentes a pontos de atendimento médico, mesmo que elas não aliviem suas preocupações, chegando a piorá-las em alguns casos;

·        Resposta contrária ou indiferente a medicamentos prescritos, assim como possuir efeitos colaterais incomuns;


Quando falamos de transtorno de sintomas somáticos, mais importante do que o conjunto de sintomas físicos em si, é a maneira pela qual você reage aos sinais, e como eles interferem em sua rotina.


Por isso é importante procurar ajuda médica especializada, para que suas dores no corpo e sua saúde mental sejam trabalhadas e interpretadas da maneira correta.


Queixas somáticas: causas e fatores de risco


Assim como outras diversas condições que atingem a psique, a queixa somática não possui um conjunto de causas específicas ou estabelecidas para todos os pacientes.


Entretanto, pesquisas na área apontam alguns dos temas abaixo como possíveis motivos:


·        Influência familiar, sendo esta através da genética ou pelo ambiente. Pode até mesmo ser um conjunto das duas visões;

·        Genética e fatores biológicos também possuem influência, visto que uma maior sensibilidade a dor pode ser herdada;

·        Personalidade negativa, de modo que este traço impacta na forma como você identifica e interpreta tais doenças;

·        Distúrbios emocionais, como depressão e ansiedade — ambos os quadros estão ligados a enormes níveis de preocupação e antecipação, intensificando os sentimentos de dor e angústia;

·        Ter passado por eventos estressantes ou traumatizantes, como acidentes ou a morte de alguém próximo.


Diagnóstico, tratamento para queixas somáticas e o caminho para a melhora de vida


Por se tratar de um distúrbio que pode ser relacionado a alguma condição médica realmente física, é importante que o paciente procure por um profissional de cuidados primários, de modo a descartar este tipo de possibilidade.


Após esta avaliação, seu médico poderá encaminhá-lo para um especialista em saúde mental para que um segundo atendimento seja realizado.


Nesta etapa, uma espécie de entrevista será realizada, e seu histórico médico será levado em consideração.


Com os resultados em mãos, seu médico/médica poderá traçar o caminho para o tratamento para as queixas somáticas.


O tratamento consiste, geralmente, num conjunto formado por psicoterapia e medicação.


Na psicoterapia, você aprenderá a:


·        Identificar e saber como você poderá reagir aos seus sintomas, aprendendo a trabalhar o autocontrole e lidar com a dor;

·        Reduzir seus níveis de preocupação e ansiedade, de modo que deixe de evitar possíveis gatilhos para novos episódios de dores no corpo;

·        Cuidar melhor da sua saúde e hábitos diários;

·        Tratar possíveis quadros de depressão e ansiedade;


Quanto aos medicamentos, alguns antidepressivos podem ajudar a reduzir os sintomas do transtorno somático relacionados à depressão, se for esse o caminho.


Caso um medicamento não possua efeito para sua condição, seu médico poderá fazer a troca da prescrição ou até mesmo receitar um conjunto de remédios para melhorar a ação deles em seu organismo.


CUIDE DE VOCÊ, MENTE PENSANTE!


Atente-se a sua saúde e não tenha receio ao procurar ajuda médica especializada.

Nós, aqui do Movente, estamos aqui para te ajudar a trilhar um caminho pleno e prazeroso em busca de uma melhor qualidade de vida.


Se você quiser começar agora mesmo...

BASTA CLICAR AQUI!


Acompanhe nossas postagens e não perca nenhuma atualização, afinal, é sempre importante se informar dos assuntos da sua saúde mental.


E lembre-se: sua saúde emocional sempre vem em primeiro lugar!


Até a próxima!

Outros Assuntos

Share by: