MENU
Tarcisio Corrêa • abr. 07, 2022

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Fim do uso de máscaras e ansiedade: que gatilho é esse?

Scroll Indicator

Ansiedade, crises de ansiedade, síndrome do pânico, transtorno de ansiedade generalizada… muitas são as faces da ansiedade e suas repercussões em em nossa saúde mental e física. Agora, ainda mais, vemos o volume de casos de covid-19 diminuindo e mais flexibilizações acontecendo em todo o Brasil. Mas, e aí, é hora de tirar as máscaras? O fim do uso de máscaras pode ser um gatilho para ansiedade?
 
Hoje, aqui no Movente, vamos bater um papo com você sobre o fim do uso obrigatório de máscaras e como isso pode repercutir na saúde mental de cada um de nós — além disso, vamos te dar dicas de como você pode se cuidar e manter a ansiedade sob controle.

 

Vem com a gente, mente pensante!

 

O fim do uso de máscaras é uma realidade?

 

Com a chegada da terceira dose e a vacinação de crianças em todo o país, além da redução dos picos de covid-19 ao redor do mundo, vemos de perto a flexibilização do uso de máscaras acontecendo em todo o Brasil.

 

Em Minas Gerais, por exemplo, já se pode andar na rua sem precisar usar máscara. Já em São Paulo, se pode frequentar ambientes abertos e fechados sem máscaras de proteção contra a covid.

 

No entanto, muitas pessoas (você é uma delas?) podem não se sentir confortáveis ao terem que deixar a máscara em casa. Na verdade, muita gente pode desenvolver sintomas de ansiedade, crise de ansiedade e até mesmo síndrome do pânico ao se ver diante de muitas pessoas sem máscara.

 

Afinal de contas, passamos o ano de 2020, 2021 e o primeiro trimestre de 2022 usando máscaras por onde quer que estivéssemos, não é mesmo?
 
Como deixar as máscaras para trás? É seguro? Eu devo tirar a máscara?
 
O primeiro fator a considerar, neste caso, são os números e estatísticas que o Ministério da Saúde e os governos de cada estado utilizam como base para definir possíveis flexibilizações.

 

Você pode checar cada um deles no Painel Coronavírus disponível AQUI. É possível ver que os casos estão tendo cada vez mais controle diante do volume de vacinação, da dose de reforço e dos próprios avanços da medicina que, agora, sabe lidar com o vírus de maneira mais eficiente do que há dois anos atrás.

 

Sim, o índice vacinal no Brasil é grande e as crianças já estão sendo vacinadas em todo o país. Milhões de doses foram aplicadas e estão salvando vidas nos quatro cantos do solo tupiniquim.

 

No entanto, olhar números e gráficos pode ser também um gatilho para algumas pessoas.

 

Então, é hora de olhar para si.

 

Fim do uso de máscaras: como controlar a ansiedade?
 
Algo importante é considerar sua própria condição:

•   Você já tomou a terceira dose/dose de reforço contra covid-19?

•   Você já contraiu covid-19?

•   O quão exposto(a), de fato, você está?

 

Não estamos dizendo aqui que você deve frequentar todo e qualquer lugar sem máscaras, não. (Veja bem: este artigo não tem o objetivo de te convencer de que é a hora de tirar ou não a máscara e, sim, de tentar de oferecer um pouco mais de tranquilidade, caso queira fazê-lo, combinado?)

 

No entanto, para tentar controlar a ansiedade frente o final do uso obrigatório de máscaras, pesquisas já mostraram que as chances de contrair e desenvolver quadros graves da doença caem muito após a segunda e terceira dose e que pessoas que já tiveram a doença podem “demorar um pouco mais” a voltar a tê-la.

 

Isso não significa imunidade, tanto que há casos em que pessoas voltaram a ter o quadro — porém, geralmente, de maneira bem mais branda.

 

Basta olhar ao redor e ver que pessoas que tiveram covid-19 neste primeiro trimestre do ano de 2022 apresentaram sintomas muito mais leves da doença. Os sintomas, neste caso, se assemelhavam muito mais a uma gripe, com coriza, tosse leve, dores de cabeça, dor muscular.

 

Ou seja, mesmo que você tenha a doença, as chances de um quadro grave são muito, muito menores após a terceira dose.

 

Além disso, outro fator que pode te ajudar a controlar a ansiedade ao tirar a máscara é que hoje sabemos que em um ambiente aberto, ventilado, as chances de contrair covid também são menores. Logo, uma caminhada ao ar livre, no parque, por exemplo, não possui riscos tão significativos quanto pensávamos no passado.

 

No caso de ambientes fechados, vale a pena avaliar, do seu ponto de vista, o que realmente faz sentido para você. Você quer muito ir a uma festa, balada ou bar? Só você pode dizer e, a partir disso, levar em conta os três fatores que questionamos acima.

 

Outro fator importante é sempre checar se os locais que você frequenta exigem ou não passaporte de vacinação, pois isso pode te deixar um pouco menos ansioso(a).

 

Ainda assim sente ansiedade ao tirar a máscara?

 

O fim do uso de máscaras é um processo. Afinal, elas foram e ainda são “nossos escudos” de proteção, não é mesmo?

 

Neste caso, que tal buscar um profissional da saúde mental que possa te ajudar a controlar a ansiedade e tratar crises de ansiedade ou crise de pânico?
 
Além de exercícios de respiração, yoga, exercícios físicos, alimentação balanceada e boas noites de sono, a ajuda de um psicólogo e psiquiatra podem ser de grande valia para te ajudar a diminuir a ansiedade e conquistar mais qualidade de vida.

 

É claro que os fatores acima, que envolvem seu estilo de vida, são muito importantes. No entanto, a ajuda profissional pode ser a ajuda que você precisa para um tratamento da saúde mental de maneira eficiente, progressiva.

 

Quer uma dica para controlar a ansiedade?

 

Descubra o profissional perfeito para você com a ajuda do Movente.

 

Contamos com um grupo de especialistas que vai te orientar e te ajudar a cuidar da sua saúde mental, tratando da ansiedade, do transtorno da ansiedade generalizada, depressão e qualquer outra condição que venha a interferir em sua saúde mental — o nosso bem mais precioso, sem dúvida.

 

Que tal começar agora mesmo? Acesse o Portal Movente agora e conte com a ajuda de nossos profissionais especializados em ansiedade.

 

Conte com a gente para ter mais qualidade de vida e mais felicidade para curtir sua família, seus amigos, seu trabalho e tudo aquilo que você desejar. Sua saúde mental e física não podem esperar!

 

Conhece alguém que vem sofrendo com a ansiedade? Compartilhe este artigo com mais pessoas, comente, siga nossas redes sociais e esteja sempre de olho nas novidades aqui do Blog Movente.

 

Aquele abraço e até a próxima, mente pensante!

 


Faça o nosso teste de ansiedade

Outros Assuntos

Share by: