MENU
Portal Movente • fev. 07, 2021

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Janeiro Branco: Saúde Mental é prioridade

Scroll Indicator

Janeiro começou, pois a ano virou. Este é o mês do recomeço no calendário. O mês primeiro. É o mês que faz nascer em todos nós a sensação de que estamos num momento de resetar, iniciar, planejar e realizar!


Janeiro é a nossa primeira página do ano!


Vamos escrever a nossa história?


Em primeiro lugar, vamos fazer um balanço do ano que se foi... que ano! Vamos escrever nosso propósito, rascunhar nossas mentas e partir para a ação.


Pensando no bem-estar, será saudável demais colocar em foco o assunto da saúde mental. Se buscamos a devida prosperidade, vale lembrar que sucesso só se alcança com saúde.

 

O Janeiro Branco é o nome da campanha que reforça a importância dos cuidados em Saúde Mental, temática próxima do setembro amarelo (campanha de prevenção ao suicídio) e outubro rosa (campanha de conscientização do câncer de mama).



Cuidando da saúde mental conseguimos cuidar melhor dos nossos planos.

Então já deu para entender que este mês de janeiro convoca todos nós a olhar para a nossa saúde mental e escrever uma história.


Um bom início de ano, com informação, educação e responsabilidade, é pré-requisito para se escrever uma história de vida plena.


Nesta campanha de conscientização, várias ações são realizadas (ainda mais em ano de pandemia), como palestras on-line, conteúdo digital, entrevistas e conversas à distância, lives e algumas ações em espaços abertos.

 

Alguns assuntos importantes são tratados, como o reconhecimento precoce de sinais e sintomas de transtornos mentais, formas de prevenção e promoção em saúde mental, as opções de tratamento E onde buscar auxílio. Além de influenciar os indivíduos para se tornarem agentes da própria saúde mental e do outro também. Esse cuidado é importante na vida de qualquer ser humano. Concorda? Inclusive você, da Família Movente, compartilhando esse texto do blog estará fazendo sua parte e contribuindo com a campanha do Janeiro Branco.


O que é Saúde Mental?

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) não tenha um conceito concreto de saúde mental, podemos falar da definição de saúde. Ter saúde é estar de acordo com o bem-estar físico, mental e o social. Sei que é desafiador ter este tripé alinhado e equilibrado, mas a busca é tão importante quanto o resultado. Vamos caminhar.



Saúde e bem estar - O que seria bem estar mental?

Podemos dizer que bem estar mental consiste em um funcionamento adequado dos quartos da sua casa (sua mente). Quarto dos pensamentos, das emoções, dos sentimentos, dos comportamentos. Juntos, promovem uma vida funcional e digna, com suas atividades diárias satisfatórias, um trabalho com valor e propósito, com momentos de lazer e até mesmo solitude (e não solidão!) e que tenha um contentamento geral com a sua própria vida. Por fim, uma visão do futuro positiva em que sonhos serão realizados.

E o primeiro passo para cuidar da sua saúde mental é entender sobre este tema tão desafiador e encantador. Navegue pelo Portal Movente e leia os nossos outro blogs.



Transtorno mental e sofrimento mental. Você sabe o que seria?

Todos nós estamos propícios ao sofrimento mental, uma tristeza intensa, uma ansiedade que embola garganta, um medo de nos relacionar. Mas o adoecimento mental, ou transtorno mental, cientificamente falando, está presente quando, além do sofrimento mental, há prejuízo na vida social, no trabalho, na relação com os familiares, quando, além do sofrimento mental, há prejuízo na vida social, no trabalho, na relação com os familiares, prejuízos financeiros nos prejuízos financeiros, nas crises políticas, ou seja, leva a uma vida disfuncional e com muito sofrimento.


Um bom exemplo de adoecimento mental são os transtornos de ansiedade, que fazem da hora de dormir um desafio (aquela insônia no início da noite), alteram a nossa concentração, logo, a nossa produtividade, causam medo excessivo e outros sintomas paralisantes. Outro exemplo são as alterações frequentes e permanentes do humor, como a depressão, os vícios por drogas, a dificuldade de lidar com as frustrações e de controlar os impulsos, os transtornos relacionados à alimentação, os pensamentos obsessivos, ou de perseguição... são vários os transtornos.


Quando esta máquina e suas engrenagens (estou falando da nossa mente!) não está funcionando bem, é necessário buscar ajuda para reorganizar o trabalho mental e evitar o sofrimento e adoecimento mental. Nessas situações – de doença - os cuidados com a saúde mental devem contar com uma rede de apoio social, terapias diversas, uso de medicamentos, práticas integrativas, espiritualidade, mudanças de estilo de vida ou qualquer outra prática que proporcione alívio ao sofrimento da mente.


Estou acabando, mas antes lhe faço um convite: vamos construir uma bela história de uma cultura de cuidar da saúde mental. Façamos o mundo inteiro entender que sem saúde mental não há saúde, não há paz, não há prosperidade, ou seja, não há uma vida digna. Precisamos ter um propósito que ilumine o sentido das nossas vidas, que proporcione uma busca pelo sucesso e momentos de felicidade.



Comece agora a escrever, nessa folha do janeiro branco, uma história repleta de amor e significado. A sua história! Assim que escrever, compartilhe com a sua família Movente!


Até a próxima!





Outros Assuntos

Share by: