MENU
Portal Movente • dez. 17, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

O que é síndrome de Burnout ? Como Vencer este problema ?

Scroll Indicator

O que é síndrome de Burnout ? Tão comum nos dias de hoje, essa é uma pergunta que pode estar rondando você ou o seu ambiente de trabalho neste momento. Ela não escolhe idade, profissão, escolaridade, cor ou salário. Infelizmente, pessoas em altas posições ou que estão começando a carreira neste momento podem enfrentar este momento. 


E aí, o que fazer quando se tem ou se vive com a síndrome de burnout? Como tratar o problema? Há sintomas? Soluções possíveis? Em mais esta jornada do Movente, a gente quer ajudar você a descobrir um pouco mais sobre o assunto. Vem! 


Afinal de contas, o que é síndrome de Burnout?


Esse é um termo que surgiu em meados dos anos 70, mais especificamente, criado pelo psicólogo Herbet Freudenberger. Com a expressão, o norte-americano tinha o objetivo de nomear as consequências causadas pelo estresse em nível elevado relativo ao trabalho.


Aqui, o sentido do “Burnout" seria o de que as pessoas que vivem este mal seriam “queimadas”, logo, que estariam esgotadas, incapazes, com suas fichas “torradas" para continuar. 


Síndrome de Burnout: sintomas


Para começarmos essa jornada Movente pensando sobre o burnout, temos que nos conectar ao conceito de que essas pessoas veem tudo como obscuro, como um caminho em saída, sem energias para cuidarem de si. 


Um verdadeiro túnel sem saída.


Assim sendo, toda infelicidade trazida pelo problema pode afetar, e muito, o trabalho, as relações interpessoais e, acima de tudo, a saúde emocional e física. 


Para que você possa saber se está a caminho de sofrer com a síndrome de Burnout, imagine aquela pessoa que vive todos os dias como dias ruins… e vai além: 

  • A vida em casa e no trabalho rouba todas as energias dessa pessoa e ela parece estar sempre exaurida; 
  • Essa pessoa vê o mundo com um certo tédio, em que tudo parece chateá-la, entediá-la; 
  • Essa pessoa também pode sentir que não possui o apreço dos demais, pensando que suas tarefas não possuem valor aos olhos de outras pessoas.


Um tanto quanto difícil, não é mesmo? 


Qual a diferença entre estresse e Burnout? 


Se você está aí se perguntando qual é a diferença entre esses dois elementos, posso deixar, de cara, uma reflexão sobre a mesa: qual é o grau de desgaste em que você se encontra neste momento? 


É claro que o nosso dia a dia exige de nós e pode trazer questões psicológicas e emocionais à tona. 


No entanto, vemos no estresse uma tensão emocional que pode envolver um alto grau de irritação, falta de concentração, ansiedade e preocupação generalizada, distúrbios do sono, etc. 


A síndrome de Burnout, por sua vez, tem mais a ver com um sentimento de aquela pessoa não acreditar em si, não imaginar que é capaz disso ou daquilo. Ou seja, essas pessoas sentem-se vazias, sem motivação, sozinhas, desesperadas. 


Aqui, são os sentimentos de cansaço e frustração que entram em cena para garantir que a pessoa viva, gradativamente, em função de estender esses pensamentos e sentimentos a todas as áreas da sua vida — extrapolando o local do trabalho. 


Síndrome de Burnout: o que fazer? 


Separamos algumas dicas aqui no Movente para que você possa começar as dar os primeiros passos para vencer a sua luta contra o burnout. 


Olha só algumas coisas que você pode fazer:


  • Faça o que te faz bem: a primeira coisa é, de fato, checar o seu nível de felicidade, de acordo com o que você está vivendo neste momento. Ou seja, mesmo com tudo caindo ao seu redor, o seu trabalho ainda é fonte de prazer? As pessoas que te cercam fazem você feliz? O que você vem fazendo para se cuidar e se satisfazer? 
  • Saiba o momento de parar: seja no trabalho ou em qualquer outro elemento da vida, a gente tem que saber a hora de dizer o famoso “basta”! Desconecte-se do trabalho, da tecnologia, das notícias que estragam o seu dia, das coisas que te deixam mais distante do seu bom humor. 
  • Busque se mexer: quando nos movemos, trocamos de energia (é verdade!). Saia do lugar em que está, busque novos afazeres, conversas, situações, experiências. Nos renovar é sempre importante para combater aquilo que nos faz mal. 
  • Sorria, sempre que possível. Esteja cercado ou cercada de pessoas que você ama. 
  • Faça o máximo para dormir bem. Noites de sono têm o poder de controlar não só o nosso humor, bem como a nossa saúde. Para isso, você pode moderar o consumo de álcool e cafeína e, de uma vez por todas, tirar a nicotina da sua vida, se for o caso. 
  • Busque a ajuda de uma pessoa especialista, ou seja, um (a) psicólogo (a) ou psiquiatra. Profissionais da área podem te ajudar a compreender o que está acontecendo e, mais que isso, te ajudar a construir outras possibilidades, entender o que este sofrimento tem a ver com você; com o seu jeito de fazer a coisas e se relacionar... Lembre-se: podemos construir uma saída, uma outra alternativa em nosso caminho.


Gostou dessa jornada com o Movente? A Síndrome de Burnout tem tratamento e você pode, com certeza, encontrar maneiras de superá-la. A vida deve ser feliz, cheia de propósito e inspiração. Inspire, respire, não pire. 


Aquele abraço e até a próxima!


Outros Assuntos

Share by: