Saúde Mental: qual é a visão do Movente?
Saúde mental é um, ou até mesmo O assunto, entre os mais importantes para as conversas que temos aqui no Blog Movente. Se você já curtiu a nossa jornada até aqui, é hora de nos acompanhar em mais uma delas! Vem comigo?
Hoje, neste artigo, vamos te contar mais sobre a definição de saúde mental a partir do que nós, do Movente, enxergamos sobre o assunto — levantando, à frente, alguns pilares que temos como primordiais no que toca ao tema.
Saúde Mental: alguns pontos que a gente considera como fundamentais nesta conversa…
1. Não há um entendimento único sobre o tema Saúde Mental
Em nossa página e até mesmo em outros textos aqui do Movente (você tem acompanhado o nosso blog, né?), já reafirmamos que não há um único conceito definido para saúde mental.
No entanto, sim, podemos compreender que a saúde mental está diretamente relacionada ao fato de um indivíduo conseguir lidar com as situações e obstáculos do dia a dia da melhor maneira possível.
Ou seja, saúde mental está ligada a forma como um ser humano reage a tudo aquilo que está em seu entorno, incluindo desafios e transformações, tendo que balancear seus pensamentos, sentimentos, humor e emoções, por exemplo.
Como fazer para responder a tudo que “nos toca”, para encontrar um equilíbrio? Ainda mais em um ano de pandemia, quais reflexões temos a respeito de nossas mentes?
2. Existem 4 pilares da Organização Mundial da Saúde (OMS) que acreditamos serem essenciais…
- O primeiro deles é ligado ao fato da saúde mental significar mais que a ausência de transtornos mentais ou uma doença mental;
- Na sequência, acreditamos que a saúde mental é primordial para o elemento saúde, portanto, fazendo com que não haja saúde sem saúde mental. E você, o que acha?
- Também precisamos considerar que a saúde mental pode variar de acordo com intervenções de fatores ambientais, biológicos e socioeconômicos. Inúmeros estudos mostram como as pessoas que vivem em regiões de guerra ou como as pessoas pretas são afetadas pelo preconceito em termos emocionais.
- Em nosso quarto pilar, vemos que a saúde mental depende de estratégias e intervenções que atuam lado a lado com diversas vozes, conhecimentos específicos e atores da sociedade. O objetivo? Prevenir, promover, proteger e conduzir clinicamente cada um dos casos.
3. Há temas e atores muitos distintos quando falamos em Saúde Mental
Bem como a gente introduziu no tópico acima, a saúde emocional e os formas de atuar neste campo podem ter como base vozes, estratégias, temas e atores distintos.
Por isso, mente pensante, saber mais sobre saúde mental tem o poder de melhorar a sua vida. É isso mesmo! Pode ser transformador, empoderar você sobre decisões mais cuidadosas a tomar na vida.
Ou seja, um instrumento poderoso que vai ajudar a identificar formas e atuações para cuidar de si e das pessoas ao seu redor. É necessário e faz bem. Afinal, o desconhecimento é escuridão. E escuridão é um fator que nós queremos ver longe da saúde da mente, não é mesmo?
Na imagem abaixo, você pode encontrar alguns dos temas e atores que acreditamos fazer parte do todo, do grande quebra-cabeça que é a saúde mental.
Veja abaixo algumas dessas articulações para refletirmos um pouco mais sobre o assunto:
Saúde mental é um direito de todos e todas!
Bem como na obra de Harper Lee, O Sol É Para Todos, quando falamos sobre Saúde Mental, trata-se do mesmo: é um direito que nós, seres humanos, temos por direito.
Na imagem acima, você viu que na saúde mental existem muitos temas e atores envolvidos.
Todos e todas nós precisamos cuidar de nossa saúde mental, assim como cuidamos de todos os outros aspectos de nossa saúde.
E é aí que a gente, do Movente, entra em cena: queremos ajudar você a saber cada vez mais sobre saúde mental. Não acreditamos que o conhecimento sobre o assunto deverá estar apenas entre profissionais da saúde de maneira geral, mas muito mais que isto, acreditamos que é fundamental que todos e todas, inclusive você, possa conhecer melhor este campo desafiador e encantador que estamos chamando de saúde mental.
Em uma nação continental como o Brasil, precisamos dialogar cada vez mais sobre a epidemia de casos de adoecimento em saúde da mente. O conhecimento, bem como dissemos antes, é empoderador.
E então, você curtiu a nossa jornada com a visão do Movente sobre saúde mental até aqui? Sim? Que tal compartilhar com a gente a sua visão de saúde mental? Vamos conversar sobre o assunto?
Vem com a gente nessa!
Aquele abraço e até breve.