MENU
Tarcisio Corrêa • mai. 06, 2022

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

5 condições da saúde mental mais comuns em mães

Scroll Indicator

Seguindo e continuando com o nosso conteúdo voltado para a conscientização dos distúrbios sofridos pelas mulheres durante a maternidade, hoje teremos uma conversa sobre cada uma das condições mais comuns durante a extensão de todas as fases da maternidade.


Conciliar a sua vida social, familiar e no trabalho é um fardo bem pesado para qualquer pessoa, não é mesmo?


Imagine então quando somamos as expectativas advindas destas áreas de nossas vidas com a chegada de um bebê, tudo isso pode se tornar ainda mais esmagador, principalmente se você for uma mulher.


Noites e mais noites sem dormir, hormônios a flor da pele, cobranças e julgamentos aumentam ainda mais as emoções e sentimentos de esgotamento físico e mental, especialmente depois do nascimento de um bebê, isso tudo sem mencionar o quão comum são a ansiedade e a depressão como complicações de tais vivências.


O fato é que, ser mulher numa sociedade machista e que desumaniza os sentimentos e a fala das integrantes do sexo feminino, é um peso que acaba por estimular a exclusão e a desistência pela procura de um tratamento adequado para o que se sente. Uma triste realidade que devemos mudar mais que imediatamente.


Nunca devemos nos sentirmos como se não merecêssemos ajuda médica, ou que não estamos nos sentindo para baixo o bastante. Seja você mãe ou não, sempre saiba que, para se obter uma saúde mental plena e satisfatória, o primeiro passo é procurar por um profissional especializado e de confiança.


É nessa parte que nos aqui do Movente entramos em suas vidas, somos uma equipe formada por um time de profissionais qualificados que se preocupam com você e seu bem-estar, estamos aqui para te acompanhar em cada passo de seu caminho para recuperação.


Sendo assim, caso sinta que precisa de ajuda, lembre-se de priorizar sua saúde mental e não hesite em agendar sua consulta conosco.


Agora, no que se trata de nosso conteúdo de hoje, separamos algumas condições da saúde da psique que são apontadas pela maioria das mães ao redor do mundo.


Vamos lá?


5 condições da saúde mental na maternidade


Os sintomas de cada uma destas condições podem ocorrer tanto durante a gravidez, quanto no período do pós-parto. Estes distúrbios podem afetar qualquer mulher, independente de classe, meio em que vive ou raça, e eles são mais comuns do que você pode imaginar.


Quando deixados sem tratar, estes distúrbios podem causar consequências devastadoras e afetar negativamente todos os aspetos das vidas das mamães.


Sem a procura por um profissional qualificado, além de você sofrer, seu bebê, seus familiares, cônjuges e círculo social serão envolvidos, o que pode alimentar um círculo vicioso e perigoso para sua saúde mental.


Sabemos que, sem a ajuda necessária, pode ser difícil de identificar os sintomas destas condições, por isso, destacaremos alguns distúrbios, com o intuito de voltar sua atenção para eles.


1.   Depressão pós-parto

A depressão pós-parto é um distúrbio do humor que pode começar durante a gravidez, podendo aparecer nas três primeiras semanas depois de ter o bebê.

Os sintomas podem aparecer de diversas maneiras e em diferentes escalas para cada paciente, mas são bem característicos desta condição.

São eles:

·       Tristeza moderada-grave;

·       Problemas para manter a concentração;

·       Dificuldades em aproveitar e encontrar alegria em atividades antes tidas como satisfatórias;

·       Mudanças abruptas de humor;

·       Choro excessivo;

·       Se afastar de familiares e amigos;

·       Insônia ou hipersonia;

·       Fadiga intensa e perda de energia;

·       Irritabilidade seguida de momentos de raiva inexplicável;

·       Pensamentos recorrentes sobre morte e suicídio.

Dois sintomas são mais delicados e devem ser observados mais de perto:

·       Possuir dificuldades em criar laços com o bebê;

·       Pensamentos de machucar a si mesma ou o bebê.

Estes dois são sintomas sérios e considerados tabus dentro de diversas famílias, o que torna ainda mais difícil a jornada de uma mãe.

Caso você esteja passando por eles, por favor, nunca deixe que outras pessoas considerem você uma mãe ruim. Você é apenas uma pessoa que precisa de ajuda, suas decisões estão sob influência de uma condição da saúde mental.

E lembre-se: você não está sozinha nessa.


2.   Baby blues

Também conhecida como tristeza materna, trata-se de uma condição mais branda que a anterior.

Costuma surgir nos primeiros dois ou três dias após o parto e dura por cerca de duas semanas.

Seus sintomas incluem:

·       Mudanças repentinas de humor, porém mais leves;

·       Ansiedade;

·       Episódios de tristeza;

·       Irritabilidade e sentimento de esgotamento;

·       Problemas no apetite;

·       Problemas relacionados ao sono;

·       Concentração reduzida.

 

3.   Ansiedade

É mais que normal se sentir ansiosa durante a gravidez e após o parto, afinal, como mães, o bem-estar dos bebês são prioridades, e a vontade de controlar cada passo para que tudo dê certo é uma fase normal para a grande maioria.


O problema está localizado quando todas estas preocupações aparecem de forma ampliada e fora de controle. Funciona basicamente como a ansiedade convencional com a qual estamos habituados a ler sobre.


A diferença é que, em adição às preocupações excessivas, sua mente começa a trabalhar de maneira a prever e fazer planos para todo e qualquer tipo de desafio que terá com o seu bebê.


Diversas mamães ficam presas num looping quase que eterno, se preocupando com todas as formas de “e se?”.


Alguns exemplos são “e se eu dormir e meu bebê se sufocar durante o sono?”, “e se meu bebê tiver algum problema que os médicos não perceberam?”, “e se meu bebê crescer e não me amar mais?”.


Estes “e se?” variam para cada realidade e podem chegar a qualquer extremo, afinal, a ansiedade te faz antecipar diversos aspectos da vida, e a ansiedade pós-parto adiciona o peso de antecipar também o que acontecerá com o seu bebê.


Outros sintomas observados são:

·       Temor incessante;

·       Pensamentos intrusivos e acelerados;

·       Dificuldades em se concentrar em apenas uma tarefa;

·       Batimentos acelerados.

 

4.   Distúrbios alimentares

Diversos são os comentários de pessoas próximas que apontam o ganho de peso durante a gravidez. O body shaming afeta diretamente o sentimento de autovalor e autoestima da mulher, ainda mais com todos os hormônios novos em seus corpos.


Sendo assim, uma parcela destas mães começa a adquirir alguns distúrbios alimentares na tentativa de encaixar seus corpos em padrões estabelecidos pela sociedade.


O mais comum entre estes distúrbios é a bulimia, esta se trata da ingestão de grandes quantidades de comida, seguido de tentativas de vômito, para expurgar o alimento do corpo.


Alguns casos também incluem exercícios físicos em excesso, intercalados com jejuns e dietas mirabolantes sem acompanhamento médico.


5.   Depressão psicótica

Esta condição é bem menos comum que as demais citadas acima, mas não deixa de exigir atenção.

Chamada também de psicose pós-parto, afeta cerca de uma em cada 500 mães, e trata-se de uma doença séria da psique e deve ser tratada como emergência.


Seus sintomas geralmente aparecem dentro de 2 semanas após o parto e podem incluir:

·       Alucinações que incluem ouvir, ver ou sentir cheiros que não existem de fato;

·       Delírios sobre coisas que são improváveis de ser verdade;

·       Humor alterado, mostrando sinais de depressão, esgotamento e temor;

·       Falta de energia;

·       Perda do apetite;

·       Agitação;

·       Humor maníaco, o que pode incluir falar demais ou muito rápido;

·       Perda das inibições;

·       Pensamentos ou impulso em machucar o bebê;

·       Sentir que não pode ficar sozinha como bebê ou irá fazer algo que vai se arrepender.


Para um diagnóstico mais rápido, a fim de evitar tragédias, é imprescindível que familiares observem o comportamento da mãe em questão, afinal, por ela estar num estado alterado mentalmente, ela poderá se encontrar incapaz de buscar ajuda.


**


Apesar de serem inúmeras as condições da saúde mental durante a maternidade, não deixe de aproveitar cada momento desta fase.


O intuito de nós aqui do Movente é apenas espalhar o conhecimento e trazer conscientização para sua mente pensante, para que você tenha uma vida plena e completa.


Caso esteja precisando de ajuda ou conheça alguém vulnerável, não se esqueça de agendar uma consulta com algum de nossos profissionais.


Afinal, o caminho para a recuperação deve ser supervisionado por alguém qualificado e que se importa com o seu bem-estar, o que é justamento o caso de nós aqui do Movente.


Compartilhe nosso conteúdo com sua rede de contatos e ajude a propagar ainda mais informação, quebrando as barreiras da desinformação e diminuindo os preconceitos acerca das condições da saúde mental.



Um abraço, um cafuné na cabeça deste bebê lindo, e até a próxima!


Os impactos da jornada cansativa na saúde mental de uma mãe

Outros Assuntos

Share by: