MENU
Portal Movente • out. 19, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Ansiedade: 15 sintomas que você precisa conhecer

A ansiedade é uma das doenças psicológicas mais comuns no mundo. E não seria para menos, afinal, internet, velocidade, trabalho, família, amigos, escola, universidade... 


Nossa agenda está cada vez maior, com um espaço de tempo cada vez menor (sim, continuamos tendo as 24 horas por dia, no entanto, é difícil balancear tantas coisas em tão pouco tempo).


Você pode sentir angústia. Pode sentir que tudo vai dar errado e antecipar o que você nem sabe se vai acontecer ou não. Em alguns casos, pode haver palpitação, suor frio, mãos gélidas.


Tudo isso pode ser ansiedade (ou não).


A questão é que a ansiedade pode ser benéfica ou não. Até um certo ponto, todos e todas nós temos a ansiedade como um mecanismo de defesa.


Imagine só atravessar uma rua sem medo algum? Imagine nunca sentir-se ansioso para uma apresentação em público, por exemplo?


É normal que sintamos ansiedade — contanto que ela não nos adoeça, não nos pare, não nos cause sofrimentos anteriores e posteriores àquele momento.


Logo, a ansiedade só se torna um problema quando ela ganha mais importância em nossa vida do que realmente deveria, quando passa a ser exagerado, desproporcional em relação a algum estímulo, permanecendo ao longo do tempo e interferindo negativamente nas várias áreas da nossa vida...


Um pouco mais sobre ansiedade…


Você sabia que os problemas relacionados a ansiedade são os quadros psiquiátricos mais comuns tanto em crianças quanto em adultos? 


Os pesquisadores acreditam que causas dos problemas de ansiedade são muitas e incluem tanto fatores genéticos quanto relacionados ao ambiente, ao que acontece no nosso dia a dia, a nossa volta.


Estes problemas podem ter início na infância, na adolescência como na vida adulta. Ou seja, temos que estar muito atentos às nossa crianças pois elas podem sofrer de ansiedade!


Existem várias formas da ansiedade se apresentar na nossa vida. Dependendo de como ela acontece vamos dar nomes diferentes. O termo “Transtorno de Ansiedade” é um nome usado para vários tipos de problemas da ansiedade como Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Fobia Social e vários outros. 


Por isto é tão importante conhecermos os sintomas e conversarmos com profissionais especializados para nos ajudar a definir se o que estamos sentindo pode ser considerado um Transtorno de Ansiedade.


No entanto, quais são os sintomas da ansiedade?


Hoje, nós, do Movente, quisemos trazer 15 sintomas da ansiedade que você pode estar vivendo neste momento. Confira a lista abaixo.


Sintoma 1. Falta de ar: um dos sintomas mais comuns reflete-se no sistema respiratório. 


Sintoma 2. Tremores: trememos por vários sentimentos… no entanto, em uma crise de ansiedade, é comum vermos as mãos trêmulas.


Sintoma 3. Suor: assim como os tremores, mãos suadas ou geladas também podem ser sintomas da ansiedade. 


Sintoma 4. Sensação de desmaio: é muito frequente que em uma crise a pessoa com ansiedade sinta que vai desmaiar, mesmo que isso não aconteça. 


Sintoma 5. Irrealidade: em uma crise, pode-se sentir perseguição, medo de algo que não está acontecendo, pensamentos e acontecimentos futuros que não são reais, etc. 


Sintoma 6. Palpitação: o peito pode disparar quando estamos com muito medo, esperando por algo ruim. Muitas vezes, pode parecer que vamos sofrer algo ainda pior, ainda que estejamos em uma crise de ansiedade e que não estejamos prestes a infartar, por exemplo.


Sintoma 7. Calafrios: assim como as mãos geladas, o corpo pode ter calafrios por todas as partes quando estamos sob muita ansiedade, pressão, terror ou pânico. 


Sintoma 8. Náuseas: é muito comum ver pessoas com náuseas, tamanha a ansiedade que sentem. 


Sintoma 9. Sensação de sufocamento: assim como a falta de ar, podemos sentir que estamos nos afogando ou sendo sufocados. Inclusive, podem sentir até mesmo a passagem de ar se fechando.


Sintoma 10. Fora de si: a sensação de despersonalização é frequente quando estamos em uma crise de ansiedade. Sentimos que não estamos em nós mesmos, que estamos fora de nossos corpos, em outra frequência e vibração. 


Sintoma 11. Enlouquecimento: neste caso, podemos sentir que não conseguiremos lidar com aquele momento, que estamos prestes a surtar, perder o controle das coisas. 


Sintoma 12. Garganta fechada: como eu te disse antes, bem como o sufocamento, você também pode sentir que sua garganta não permite a passagem de ar, que você está sendo sufocado (a). 


Sintoma 13. Formigamento: tem quem sinta nas mãos, nos braços, nas pernas… É uma sensação que pode remeter a outras doenças, no entanto, que também está presente quando o assunto é uma crise de ansiedade.


Sintoma 14. Dor no peito: às vezes, podemos pensar até que estamos tendo um ataque cardíaco, mas não, é ela, a ansiedade. Se, com o tempo, este sintoma não cessar, busque um médico ou médica de confiança. 


Sintoma 15. Sentimento de morte: muitas pessoas sentem que não irão sobreviver a um ataque de ansiedade, àquilo que pensamos que vai nos afligir ou nos atacar. O sentimento ruim que nos cerca quando estamos ansiosos pode ser tão forte que achamos que podemos vir a óbito.




Como medir a ansiedade?


Esses são apenas alguns dos sintomas que a ansiedade pode trazer. Existem outros, uma vez que essa é uma doença que atinge o psicológico e pode se manifestar de diferentes formas.


Lembrando também que, apesar de estarmos falando sobre ansiedade, caso algum dos sintomas acima (ou outros) se manifestarem com muita força ou frequência, o ideal é sempre buscar ajuda de um especialista. 


Ainda assim, uma das chaves também é conhecer os sintomas e a possibilidade de aplicar escalas para medir a ansiedade.


Sim. Existem escalas auto aplicativas, como a STAI (State Trait Anxiety Inventory), ou também conhecida como IDATE, em português. 


É um sistema confiável, de fácil aplicação, utilizado para saber em qual escala está o seu atual estado de ansiedade. Seu foco é rastrear, de forma versátil, distintas situações e contextos de ansiedade e stress. 


Você gostaria de saber mais sobre o assunto? Quer fazer o seu teste de ansiedade? A gente, do Movente, ajuda você.


Faça agora mesmo nosso TESTE DE ANSIEDADE que preparamos para que você possa mapear, ainda que de casa, a escala de sua ansiedade.


De alguma maneira, ele pode te ajudar a ter mais clareza do que você está vivendo neste momento.


Que tal? 


E quanto aos sintomas? Se identificou com algum ou alguns deles? Você é uma pessoa ansiosa? Conta pra gente nos comentários e vamos dialogar sobre o assunto.


A dica é: busque uma vida saudável, coma com qualidade, durma bem, faça exercícios, medite, busque o auxílio de um terapeuta, de médico ou médica. Respire fundo, cuide de você.


Nós, do Movente, estamos aqui para te ajudar. Um grande abraço e até mais!


Outros Assuntos

Share by: