MENU
Portal Movente • out. 09, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Depressão, o que é? Quais os sintomas? Como tratar?

Depressão, o que é? Muitas pessoas, inclusive você, podem se questionar sobre uma das doenças mentais mais comuns do século. Os números não mentem: estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com depressão no mundo todo.


No Brasil, o índice também é bastante expressivo — cerca de 12 milhões de pessoas, o que significa que nossa média, que é de 5,8% da população doente, é maior que média global: 4,4%.


Um número um tanto quanto assustador, não é mesmo?


E você faz parte deste grupo de pessoas? Conhece alguém que vem vivendo com essa doença? Vive ou já vivenciou a experiência de ter depressão?


Mais do que nunca, precisamos falar sobre ela, afinal, é uma das doenças emocionais mais comuns e pode ter consequências muito drásticas na vida de milhões e milhões de seres humanos.



O que é depressão?


De forma resumida, depressão é um distúrbio mental que traz consigo angústia constante e a perda de interesse por atividades sociais, profissionais, pela rotina — ou seja, a pessoa com depressão acaba perdendo o interesse por parte ou pela totalidade de sua vida. 


Esta é uma doença que não escolhe idade, gênero, cor, orientação sexual, crença ou classe social. Pessoas absolutamente distintas podem sofrer com os efeitos dela com maior ou menor intensidade.


De fato, não há uma causa específica para depressão. Pode ter a ver com causas biológicas, psicológicas e sociais. 


Quais são os sintomas da depressão?


Muitas são as manifestações e sintomas da depressão. A sensação de tristeza que não abandona o paciente pode trazer efeitos diferentes para a vida da pessoa, inclusive, por conta de alterações nas atividades cerebrais em certos circuitos neuronais.


Entre os sintomas da depressão, podemos encontrar:

  • Ansiedade, culpa, perda de interesse, sofrimento emocional;
  • Choro frequente, isolamento social;
  • Sentimento de angústia;
  • Insônia ou excesso de sonolência, sono agitado;
  • Pode ocorrer o ganho ou perda excessiva de peso;
  • Repetição ininterrupta de pensamos de carga emocional negativa;
  • Fadiga, cansaço fácil, falta de energia e ânimo;


Muitos outros sintomas podem se manifestar, afinal, esta é uma doença que mexe com o emocional e o psicológico de suas vítimas. Existem casos mais leves e, por outro lado, aqueles que realmente impossibilitam o indivíduo de viver.


Existe teste para depressão?


Será que você pode saber se tem depressão de acordo com algum teste? 


Podemos encontrar questionários, como o CESS-D, que ajudam a indicar e revelar alguns sintomas deste transtorno a partir das respostas de quem o faz.


Você pode saber no vídeo abaixo. 



O teste contribui mas de qualquer maneira, o ideal é sempre contar com um profissional que possa ajudar você neste momento. 


Alguém que possa acolher, ouvir, dar feedbacks e trazer a melhor orientação para cuidar deste distúrbio que vem se tornando cada vez mais comum entre a população mundial.


“E então, será que eu tenho depressão?”


Além das várias perguntas que trouxemos aqui, colocamos outros questionamentos sobre a mesa para refletirmos. Agora que você já sabe o que é depressão, é hora de verificar se você também é uma vítima desta doença e, se possível, começar a buscar ajuda.


Os tratamentos podem ser variados, incluindo:

  • Psicoterapias 
  • Uso de medicamentos (quando associada a psicoterapia temos mais chance de sucesso; sabia?!)
  • Meditação
  • Exercícios Físicos 


Estas são algumas possibilidades...


Cada vez mais, vemos estudos que mostram a potência desses elementos para modular e normalizar as alterações no cérebro causadas pela depressão. Vai ficar tudo bem! 


Se você tem depressão ou conhece alguém que tenha, não espere. Aja.


Não critique. Não julgue. Não diga que é apenas um quadro passageiro ou de simples infelicidade momentânea. É uma doença séria. 


Estenda a mão. Compreenda. Converse. Ouça. Dialogue.


Seja uma razão de cura e não de mais desdobramentos emocionais.


Nós, do Movente, estamos aqui para ajudar você e torcemos para que este jogo vire o mais breve possível.


Um grande abraço e até a próxima!


Outros Assuntos

Share by: