MENU
Portal Movente • jan. 05, 2022

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Cansaço mental: como a estafa mental pode atingir a saúde emocional?

Scroll Indicator

Você já ouvir falar em cansaço mental ou vem convivendo com ele, não é mesmo?


Como você bem sabe, apesar de muitos de nós ter uma noção deturpada acerca de até onde podemos nos esforçar, o ser humano possui limites, e estes devem ser respeitados.


Por mais que pareça difícil, precisamos priorizar nossa saúde mental e física, com o intuito de nos preservarmos dos distúrbios que podemos apresentar, pelo simples fato de não sabermos a hora de parar.


Um sintoma destes distúrbios é o cansaço mental e é por isso que precisamos falar sobre este tópico super importante aqui no Movente. Junte-se a nós nesta conversa!


Este é o grande vilão que aparece na vida daqueles que possuem uma vida emocional muito agitada, um cotidiano que exige muito do mental.


Não entenda mal seu redator aqui, esse sentimento de esgotamento e exaustão mental pode acontecer com qualquer um de nós, basta sermos expostos a grandes períodos de estresse.


O cansaço mental pode fazer com que você se sinta sobrecarregado e abatido emocionalmente, deixando você com aquela sensação horrível de que suas responsabilidades e problemas pareçam impossíveis de superar.


Pacientes que estão passando pela experiência de fadiga mental, normalmente optam pelo distanciamento de tudo e de todos, desenvolvendo aos poucos a apatia, uma mistura perigosa de atitude e sentimento que podem prejudicar e trazer diversos estragos para a vida pessoal e no ambiente de trabalho deste indivíduo.


Podem se sentir também como se estivessem presos em suas situações atuais, como se não tivessem podem de fazer nada sobre aquilo, como que se a sua recuperação estivesse fora do seu alcance.


Embora possa parecer algo muito difícil de se superar, fique tranquilo, com nosso conteúdo e depois com o auxílio de um médico de confiança, tudo ficará mais fácil. Saiba que não está sozinho(a) nesta batalha, só precisa de ajuda.


Cansaço mental pode ser um sinal de alguma condição subjacente


Assim como alguns outros sintomas recorrentes dos distúrbios da saúde da psique, o cansaço e a exaustão mental podem ser sinais de que você possua alguma condição subjacente, mesmo que você não tenha conhecimento.


Como tratamos anteriormente, o cansaço mental pode ser causado por longos períodos de estresse que o indivíduo venha a sofrer, independente do ambiente, seja no domiciliar ou no trabalho.


O que podemos acrescentar aqui é que, além desse estresse, algumas condições podem ser o motivo pelo qual você seja mais propício a desenvolver este problema.


São elas:


·        Depressão: Por se tratar de uma doença que atinge diretamente o emocional de quem a possui, a depressão pode ser vista como um dos motivos da fadiga mental. Os sentimentos de tristeza, apatia, pessimismo e o cansaço mesmo depois de uma noite completa de sono são alguns dos gatilhos para que isso aconteça.


·        Ansiedade: A antecipação de eventos e atitudes que a pessoa ansiosa sofre podem resultar em um quadro de cansaço mental. Ficar se preparando por horas a fio, precipitando cada momento do dia podem fazer com que você se sinta esgotado. A mente do ansioso não encontra descanso por boa parte do tempo, e acaba se tornando um ambiente propício para o surgimento de situações de alto estresse.


Sintomas de cansaço mental: quais são eles?

Os sintomas do esgotamento mental podem aparecer de diversas maneiras para diferentes pessoas. Algumas podem sentir apenas um ou dois deles, enquanto outras enfrentam dificuldades inimagináveis por apresentar uma variedade deles.


Dentre os sintomas emocionais da exaustão mental estão:


·        Baixa resiliência emocional, pessimismo;

·        Se sentir estressado e ansioso;

·        Ficar irritado constantemente com outras pessoas;

·        Sentimento de desesperança;

·        Sobrecarga mental e emocional;

·        Baixa ou nenhuma motivação para realizar tarefas do cotidiano;

·        Se sentir deprimido;

·        Pensamentos suicidas.


No que se trata dos sintomas físicos, podemos destacar:


·        Problemas para dormir, seja dormir demais (hipersonia) ou dormir pouco (insônia);

·        Fadiga física, cansaço pelo corpo todo;

·        Dores inexplicáveis, incluindo dores de cabeça e dores musculares.


O comportamento do paciente com cansaço mental também é comprometido, fazendo com que essa pessoa:


·        Comece a discutir mais com seus entes queridos;

·        Fique distraído ou apático ao passar tempo com seus amigos e familiares;

·        Faça uso de álcool ou tabaco, como uma forma de lidar com a situação;

·        Pratique a procrastinação;

·        Tenha dificuldade de memória, como lembrar de coisas simples ou esquecer onde deixou algo.


Causas do cansaço mental: conheça algumas delas!


Qualquer coisa que drene o emocional de uma pessoa pode ser um gatilho para que ela se sinta mentalmente fadigada.


Isso pode acontecer por:


·        Burnout: Se caracteriza por longas horas de trabalho sem descanso, num ambiente de muita cobrança;


·        Estresse crônico: Pessoas que se sentem estressadas sempre tendem a se esgotar mentalmente com mais facilidade;


·        Distúrbios mentais: Pacientes que lutam contra a depressão e a ansiedade podem vir a se tornar cansados mentalmente, pelo fato de que a fadiga mental é um de seus sintomas;


·        Lesões físicas: A fadiga física, doenças e ferimentos podem causar quadros de cansaço mental, sendo mais recorrente com o passar do tempo.


Qual o diagnóstico e o tratamento para cansaço mental serão feitos?


O médico de sua escolha fará uma bateria de testes e perguntas acerca dos seus sintomas, tudo isso a fim de afunilar e destacar a condição certa que você possui.


Durante a consulta, uma espécie de entrevista será realizada, durante ela, perguntas acerca do ambiente em que vive e também seu trabalho serão levados em consideração.


Situações de estresse e sentimentos de desesperança devem ser o foco da conversa, mas pequenas coisas do dia a dia também podem ser chave para descobrir o que te aflige.


Histórico médico, assim como medicamentos aos quais você faz uso também serão abordados.


Com os resultados obtidos através dos passos acima, seu médico será capaz de efetuar um diagnóstico preciso e traçar o caminho da sua recuperação através do tratamento.


Na questão do tratamento, medicações que possuem efeitos antidepressivos e ansiolíticos poderão ser indicadas. Terapia e consultas regulares também serão estabelecidas, a fim de acompanhar a evolução do seu caso.


Mudanças na rotina desempenham um papel importante no tratamento do cansaço mental. Entre elas estão:


·        Evitar situações de estresse: para alguns pode significar considerar uma mudança de emprego, por exemplo;

·        Fazer uma pausa: tirar férias ou um tampo sabático podem ajudar a diminuir o estresse acumulado;

·        Praticar exercícios físicos: incluir em sua rotina algo para desviar sua mente dos pensamentos que te causam estresse, entrar numa academia ou algum outro lugar onde seu corpo será o foco;

·        Praticar técnicas de relaxamento: ioga ou meditação podem ajudar a colocar seus pensamentos em ordem, relaxando corpo e mente;

·        Organizar o seu sono: chave para um funcionamento correto e saudável do corpo humano. Tente dormir mais e relaxar nas horas que seu corpo pede.

·        Trabalhar a positividade: os sentimentos de pessimismo podem agravar os seus sintomas de cansaço mental. Tente enxergar as coisas com mais leveza e atrair pensamentos positivos, isso fará grande diferença no seu dia a dia.


Tome cuidado com os perigos de sentir um cansaço mental, mente pensante.


E não se esqueça: você pode vencer o cansaço mental!


Conte com o Movente e comece agora mesmo a virar este jogo: encontre ajuda de um profissional qualificado e compartilhe seus sentimentos com as pessoas ao seu redor.


Não tenha vergonha de saber a hora de parar. Nós estamos aqui para ajudar você. Toque no link a seguir e COMECE AGORA MESMO A TER MAIS SAÚDE MENTAL!


Compartilhe nosso conteúdo com sua rede de amigos, assim, mais pessoas saberão abordar este e diversos outros assuntos acerca da saúde mental — nosso bem mais precioso.



Aquele abraço e até a próxima!


Outros Assuntos

Share by: