MENU
Portal Movente • dez. 16, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Como diminuir o estresse no trabalho ?

Scroll Indicator

Diminuir o estresse no trabalho é uma queixa um tanto comum. Na verdade, até comum demais. Milhares de pessoas reclamam sobre seus chefes, seus colegas, a rotina, o excesso de afazeres, o salário, a empresa… Ufa! A lista é um tanto quanto cansativa só de imaginar. 


Brincadeiras deixadas de lado, precisamos falar sobre o estresse no trabalho e como ele pode afetar nossa saúde — emocional e física. 


Gerenciar o estresse do dia a dia pode ser uma tarefa tamanha, uma verdadeira missão, ainda mais quando estamos tão impactados e impactadas por ela que não conseguimos nem mesmo racionalizar o que estamos vivendo. 


Às vezes, ele nos escraviza tanto que acreditamos que não conseguiremos ir em frente. 


Mas, no final do dia, existem passos que podemos dar para diminuir o estresse no trabalho. 


Nós, do Movente, listamos alguns deles logo abaixo. Confira, mente pensante! 


#1. Você pode dizer não: muitas vezes, sofremos em nossos trabalhos por conta de um medo que é antigo e que nos atinge sempre que nos perguntam se podemos ou não fazer algo. Via de regra, dizemos sim, mesmo quando queremos dizer não. Aí mora o perigo. Quando você diz “sim” para alguém, está dizendo “não” para si. Por isso, cuidado. Diga não sempre que achar que deve.


#2. Descanse quando sentir que precisa: não espere o seu corpo expressar sintomas, não espere a sua mente entrar em colapso. Sempre que preciso, dê uma pausa (a duração é você quem vai escolher, lembrando de que algumas pausas podem ser dadas para a vida toda, não é mesmo?). 


#3. De olho na cafeína, nicotina e álcool: tudo em excesso faz mal e você já sabe disso, não é mesmo? Logo, fique de olho em quantas xícaras de café você toma, elimine o cigarro e modere no álcool. Os dois últimos, inclusive, podem ser uma fuga para quem está sob estresse e quer “relaxar”. Não faça isso. Existem outras maneiras mais saudáveis e que vão, realmente, ajudar você a acalmar um pouco.


#4. Converse com seus colegas de trabalho: seu chefe, sua gerente, seu colega. Muitas pessoas podem querer escutar você e saber mais sobre o momento que você vem vivendo. Isso, dito com respeito e imparcialidade, pode ser uma forma de desabafar e começar a buscar uma solução que venha a amenizar o estresse que você vem enfrentando. 


#5. Faça atividades físicas: pode não parecer, já que estamos falando do seu ambiente de trabalho, mas exercitar-se libera tantas substâncias que levam mais prazer ao corpo que eu realmente acredito que você possa reduzir os níveis de estresse caminhando, correndo, andando de bicicleta, pulando corda, etc. Mexa-se. 


#6. Durma bem: mesmo que você não durma as sonhadas 8 horas por noite, pelo menos, tente ter 7 delas bem dormidas. Esse é o momento em que seu corpo vai trabalhar internamente para descansar, renovar as energias, recuperar seu equilíbrio. Mais que isso, uma boa noite de sono sempre nos ajuda a estarmos mais dispostos para o dia de trabalho (seja ele estressante ou não). 


#7. Gerencie seu relógio: de nada adianta seguir tudo que a gente comentou acima se você passar o dia todo trabalhando, incessantemente. Para diminuir o estresse no trabalho, você precisa, sem sombra alguma de dúvidas, ter um momento de parar. E isso não significa apenas desligar o computador, se este é o seu instrumento de trabalho. Significa desligar a mente do trabalho e ir fazer o que você bem entender com o seu tempo — correr, ler, fazer ioga, cozinhar, estudar, cuidar da casa ou da família. Seu tempo e sua saúde são os bens de maior valor que você possui e, coincidentemente, ambos não podem ser comprados (o tempo, então, nem se fala). Cuide de você.


E aí, mente pensante, o que achou das nossas dicas para diminuir o estresse no trabalho? Espero que tenha curtido! 


Quais são as suas dicas para diminuir o estresse? O que você faz ou quer fazer para cuidar da sua saúde mental? 


Comente, compartilhe esse artigo com mais pessoas e, é claro, conte com o Movente para ter mais saúde mental! Aquele abraço! 



Outros Assuntos

Share by: