MENU
Portal Movente • nov. 09, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

O que é insônia? Como faço para dormir melhor?

Scroll Indicator

O que é insônia? Você vem sofrendo por não conseguir dormir? Você se deita na cama mas o sono nunca vem? Já tentou de tudo, inclusive contou carneirinhos, e nada? Pois bem, chegou a hora de falarmos sobre a temida insônia. Vem com a gente nessa jornada Movente!


Para começar, o que é insônia e quais as causas da insônia? 


Um dos instrumentos de punição utilizado em guerras no passado era não permitir que os oponentes capturados dormissem, sabia disso? 


Sim, dormir é primordial, assim como respirar, beber água, se alimentar. A ordem de importância é tão grande que, em determinado ponto, podemos chegar a óbito por não dormirmos. 


Por exemplo, você poderia passar a vida toda sem sexo, que já é uma necessidade um tanto importante, no entanto, é impossível sobreviver sem dormir, tamanha sua magnitude. 


As causas da insônia podem surgir por ordens diferentes, porém, o fato é que o seu corpo não entra em sincronia com aquilo que o cérebro demanda, ou seja, dormir. 


Alguns fatores ligados à insônia envolvem: 


a) Emoções vividas durante o dia


É claro que existirão aqueles dias em que estaremos pra baixo, com alguma chateação ou alguma ansiedade em mente que nos tirará o sono. Até certa medida, isso é normal.


A questão, neste sentido, é observar suas emoções ao longo de um dia todo: se você passou por um momento muito ruim, conturbado, com emoções que te deixaram fora do "prumo", existe a possibilidade de que você tenha uma noite que corresponda a esses sentimentos. 


Se você já tem predisposição a não dormir bem, em consequência, os efeitos podem ser ainda mais agravantes ao longo de um dia com muitas emoções negativas. 


Tudo aquilo que você vive ou até mesmo já viveu podem mexer com o seu sono — traumas do passado relativos ao período noturno, por exemplo, podem marcar a qualidade do seu sono para sempre. Neste caso, a terapia seria uma alternativa a se considerar. 


b) Elementos físicos também podem interferir


A sua cama, o travesseiro, os medicamentos que você vem tomando, a claridade, o barulho, o fuso… muitos elementos externos também podem reverberar na qualidade do dormir.


No entanto, quando você se pergunta “o que é insônia?”, pode ser que você já esteja sofrendo com esta questão há mais tempo. Ou seja, buscar um médico é importante para que você saiba se está ou não com algum desdobramento físico sobre o seu sono.


Em caso de não existir algum fator físico, a falta de sono pode ter muita relação com a depressão, ansiedade, estresse e outras doenças psicológicas. Logo, um psiquiatra ou psicólogo (a) pode ser de grande valia.


c) Crenças e associações não positivas ligadas ao sono



Quando você vem convivendo com a insônia já há algum tempo, você pode começar a estabelecer alguns pensamentos em relação ao sono. 


Por exemplo, você pode começar a pensar que não vai conseguir pegar no sono, que por ser domingo e saber que há muitas coisas importantes na segunda-feira, seu sono não será bom. 


Ou ainda, pode chegar o momento em que você passa a crer que os remédios serão a única solução para o seu sono voltar ao normal.


Aqui, o cenário fica pior quando esses pensamentos geram ainda mais ansiedade e tensão no corpo, tornando o sono um sonho cada vez mais distante, ou ainda, um sonho que só se tem acordado. Triste, né?


Ainda existem outros fatores, como mudanças muito importantes em sua rotina ou em sua vida pessoal ou profissional ou até mesmo maus hábitos relativos ao sono, como mexer no celular à noite ou tomar café. 


Por isso, vamos a algumas dicas para combater a insônia e dormir melhor!


Se você está se perguntando “como dormir melhor?”, já adianto que o primeiro passo você já deu, afinal, está ganhando cada vez mais consciência sobre o problema. 


A seguir, quero compartilhar com você estratégias simples, no entanto, poderosas, que podem te ajudar a pegar no sono com mais facilidade. Veja! 


Cafeína e outros inimigos do sono? Fora!


Não é só o café. Existem também chás e bebidas que contam com a cafeína em sua composição. O álcool, cigarro e medicamentos que possuam substâncias estimulantes são todos inimigos do sono.


Atividade física é uma grande aliada


Até mesmo a mais leve das caminhadas (a partir de 30 minutos, algumas vezes por semana) pode te ajudar a regular o sono no dia a dia. Andar de bicicleta, correr, pular corda, dançar… O importante é gastar energia e liberar endorfina em sua corrente sanguínea. 


Alimentação faz total diferença (somos o que comemos e eu posso provar!) 


Estudos já apontaram a grande relação entre a saúde do intestino e o bem-estar em nosso corpo. Ou seja, se você come alimentos saudáveis e está de olho para evitar o consumo de ultraprocessados, a tendência é que você se sinta melhor, com mais vitalidade e disposição. 


Tenha o seu horário de dormir


Quanto mais rotineiro for o seu sono, melhor o seu corpo entenderá que é ou não hora de dormir. Se você dormir cada dia em um horário, estará “confundindo” o corpo sobre quando é ou não o momento de descansar.


Cama é para dormir ou fazer sexo (e nada mais)


Você já deve ter ouvido isso — e é verdade. Não use a sua cama para ver séries, para trabalhar, para conversar deitado, por exemplo. Seu corpo tenderá a acreditar que aquele é um lugar com vários propósitos e não com dois objetivos muito claros: dormir ou ter relações sexuais. 


Se é pra dormir, então, vá dormir


Deite-se com sono. Se você notar que a vontade não está vindo, que não está com a mente descansada o suficiente para dormir, levante-se. Vá ler com a luz mais baixa, meditar, refletir sobre a vida… O importante é acalmar a mente e voltar pra cama.


De olho no ciclo do seu sono


Nem todo mundo dorme durante 8 horas por noite, no entanto, o mínimo para boa parte dos brasileiros deveria ser a partir de 5 horas. Avalie também a duração, a continuidade e profundidade do seu sono. Quando esses três pilares estiverem equilibrados, você tenderá a dormir melhor e deixar a insônia no passado. 


Viu o que é insônia? Gostou das nossas dicas para vencê-la e colocar o sono em dia? Em breve, mais dicas do Movente para cuidar de você, da sua saúde e, principalmente, da sua mente. 


Até a próxima! 


Outros Assuntos

Share by: