MENU
Portal Movente • fev. 22, 2022

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Compulsão por compras: tudo sobre o comprar compulsivo

Scroll Indicator

Se você está lendo este artigo, já ouviu falar ou sabe bem o que é a compulsão por compras, não é mesmo? Você está no lugar certo para termos essa conversa extremamente importante aqui no Movente. Vem!


Com o início do ano começamos a pensar mais no quanto gastamos no fim do ano anterior. Janeiro é aquele mês onde a “ressaca moral” vêm nos prestar uma visitinha, trazendo à tona os resultados de nossas escorregadas financeiras.


O comprar compulsivo é um distúrbio mental mais comum do que podemos imaginar, aparecendo de maneira recorrente, crescendo de acordo com certas épocas do ano e outros gatilhos pessoais do paciente.


Chamado também de oniomania ou vício da compra, se trata de um distúrbio que atinge cerca de 3% da população adulta mundial.


É descrita por especialistas como uma compulsão descontrolada de gastar dinheiro, independente da necessidade ou até mesmo da situação financeira do indivíduo.


Por mais que muitos de nós usemos de nosso dinheiro para comprar pequenos presentes e agrados pessoais, os compradores compulsivos possuem uma condição mental perigosa onde as compras se intensificam, trazendo severas consequências para a vida financeira e social, mente pensante.


O paciente que possui o hábito do comprar compulsivo pode ser viciado em adquirir um certo tipo de produto, como roupas ou joias, mas isso não é uma regra, visto que a doença faz com que a pessoa possua um grande leque de alvo de compras, variando desde objetos e alimentos até mesmo propriedades e ações do mercado financeiro.


Isso tudo se dá pelo fato de que o paciente viciado em comprar possui o mesmo sentimento de impulso e urgência que alguém que faz uso de drogas e outras substâncias — e é aí que a saúde mental entra em jogo.


Uma vez que o cérebro associa as compras com o prazer, a pessoa que possui o comprar compulsivo tenta recriar este sentimento de novo e de novo.


Apesar de os estudos sobre o assunto ainda se mostrarem incipientes, e, certas vezes até mesmo contraditórios, conseguimos reunir algumas informações importantes para que você se atualize sobre o assunto aqui no Movente.


Vamos lá?


Como saber identificar uma pessoa com sintomas de compulsão por compras?


Conseguir perceber o comportamento de um viciado em compras é uma tarefa considerada difícil, dado que normalmente esses indivíduos escondem bem seu distúrbio, deixando até mesmo as pessoas próximas a eles na mais completa ignorância.


Esta teia de segredos pode ser muito bem elaborada, conseguindo não apenas o fato de conseguir esconder suas compras e dívidas, mas também fingir muito bem que possuem grandes quantidades de dinheiro para gastar.


Muitos compradores compulsivos conseguem passar uma imagem de boa vida e sucesso, enquanto, na realidade, estão enterrados em dívidas.


Caso o paciente, mesmo passando por "perrengues", não consiga parar de comprar, podemos caracterizar esta pessoa como um viciado.


Os sintomas da compulsão por compras podem incluir:


·        Obsessão e descontrole em fazer compras, diariamente ou semanalmente, independente da necessidade;

·        Comprar para conseguir lidar com o estresse;

·        Estourar o limite de cartões de crédito e fazer novos para continuar gastando, mesmo sem pagar os anteriores;

·        Sentir euforia e extrema felicidade após adquirir itens;

·        Comprar coisas que nunca serão usadas;

·        Furtar ou mentir com o intuito de continuar comprando;

·        Se sentir culpado por gastar tanto, mas mesmo assim não parar de comprar;

·        Ser incapaz de pagar suas dívidas ou administrar o dinheiro;

·        Falha ao tentar parar de comprar.


Quais as causas e o tratamento para o transtorno do comprar compulsivo?


A luta contra o impulso e o vício em comprar compulsivamente pode ser difícil de travar, dado que o hábito de adquirir coisas faz parte do cotidiano destas pessoas.


Todos nós precisamos comprar algumas coisas regularmente, como, por exemplo, alimentos, roupas e acessórios de tempos em tempos, ou, até mesmo um carro novo ou celular.


O problema se encontra justamente nestes pequenos detalhes e obrigações, entende?


Mas vamos falar um pouco mais sobre o tratamento da compulsão por compras…


Pedir para que um viciado em compras pare de comprar de uma vez, é uma atitude ingênua, visto que, para viver, é preciso gastar nem que seja o mínimo.


Outra abordagem que pode ser adotada seria “cortar” a renda desta pessoa, não deixar com ela nenhum dinheiro em espécie ou cartões.


Neste caso, vai depender da gravidade do distúrbio, em que um curador ficaria encarregado do patrimônio do viciado, desempenhando o papel de pagar as contas, comprar o necessário e cuidar do dinheiro adequadamente.


Para que isso se torne possível, antes, é preciso procurar ajuda de um especialista em saúde mental, para que essa pessoa examine de perto o caso e desenvolva um diagnóstico confiável.


Após isso, a pessoa que possui o hábito compulsivo de compras estará um passo mais perto da recuperação.


Seu médico ou médica poderá também indicar uma terapia comportamental e aconselhamento individual, a fim de estudar e trabalhar a sua conduta diante das tentações do dia a dia e a sua resposta ao tratamento.


Durante seus encontros com o profissional da saúde mental, você aprenderá a desenvolver e aumentar seu autocontrole, assim como identificar situações que podem ser gatilhos para a vontade de comprar.


Algumas possibilidades devem ser consideradas durante o diagnóstico da compulsão por compras.


Como estabelecemos anteriormente, o comprar compulsivo é uma doença emocional, que se desenvolve através de gatilhos e na tentativa de suprir sentimentos de felicidade.


Existe a probabilidade de que a compulsão por adquirir bens possa ser fruto de algum distúrbio da psique, como, por exemplo, a depressão ou a ansiedade.


Neste caso, o tratamento pode ter uma abordagem com o auxílio de medicamentos. Somente seu especialista poderá ajudar a determinar se esta é a sua situação.


O caminho para a recuperação está voltado para a interrupção do círculo vicioso em compras, fazendo com que você se conheça, encare de frente seus problemas e perpetue hábitos saudáveis na maneira de pensar, sentir e agir.


Por último, mas não menos importante, seu tratamento será ainda mais eficaz com a ajuda de uma rede de contatos, seja de entes queridos ou de outras pessoas que passam pela mesma situação que a sua.


Compartilhe suas angústias com seus amigos e familiares e procure saber se na sua região existe algum grupo de apoio para compradores compulsivos. Não tenha medo de pedir ajuda e coloque sua vida de volta nos trilhos.


Não deixe de se cuidar: nós, do Movente, queremos ajudar você!


O comprar compulsivo é um assunto que deve ter sua devida atenção. Não ignore os sinais e procure um especialista para avaliar o seu caso.


Aqui no Movente, você encontra inúmeros profissionais capacitados para te ajudar a controlar e superar a compulsão por compras.


Que tal começar agora mesmo?

CLIQUE AQUI


Seja você ou algum conhecido que esteja passando por este vício, não tenha vergonha e busque tratamento sempre com um profissional qualificado.


Esperamos que nosso conteúdo tenha sido informativo e que você continue a nos acompanhar por aqui.


Salve nosso endereço em sua aba de favoritos e não perca nenhuma atualização sobre o mundo da saúde mental.



Aquele abraço e até a próxima!


Outros Assuntos

Share by: