MENU
Tarcisio Corrêa • mar. 28, 2022

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Transtorno Bipolar: como a bipolaridade pode afetar sua vida?

Scroll Indicator

No Dia Mundial do Transtorno Bipolar, precisamos falar sobre um dos mais conhecidos transtornos de humor e como ele pode influenciar a vida do que chamamos de uma pessoa bipolar.

 

Afinal de contas, mente pensante, é muito comum ouvir “ah, fulano é bipolar”, “tal pessoa muda da água pro vinho, deve ter transtorno bipolar”… e a gente sabe que não é bem por aí.

 

Transtornos de humor estão conectados a uma conversa muito séria, profunda, já que podem influenciar e alterar toda dinâmica das relações e da vida de uma pessoa (como somos seres sociais, as relações são parte fundamental de como vivemos, não é mesmo?).

 

E aí, topa bater aquele papo com a gente aqui do Movente sobre Transtorno Bipolar? Chega mais!

 

Afinal, o que é transtorno bipolar?
 

Você já pode ter ouvido bipolaridade, transtorno afetivo bipolar, transtorno de bipolaridade… todos eles dizem respeito ao transtorno bipolar, que nada mais é do que um dos transtornos de humor que é definido por episódios de “mania" e “depressão”, ou seja, altos e baixos — literalmente.

 

Na prática, o que o transtorno bipolar faz é provocar oscilações no humor da pessoa bipolar, fazendo com tudo que aquela pessoa experimenta, ao longo do dia, possa sofrer alterações em termos de humor, atividade, energia e até mesmo no que toca a capacidade para realizar certas tarefas (das mais corriqueiras àquelas mais complexas).

 

Só para que você fique por dentro, Churchill, Van Gogh, Amy Winehouse, Carrie Fischer e Catherine Zeta-Jones são algumas das celebridades e artistas que entram na lista de pessoas bipolares.

 

Porém, não necessariamente todas elas experimentam (ou experimentaram) os sintomas do transtorno bipolar da mesma forma, afinal, não há uma regra muito específica sobre o que “toda e qualquer pessoa bipolar deve ou deveria sentir”.

 

No entanto, há padrões de demonstram comportamentos e sintomas do transtorno da bipolaridade. Vejamos quais são eles!

 

Como te dissemos antes, existem momentos de mania e depressão dentro deste transtorno de humor, fazendo com que, nos momentos de mania, vejamos sintomas da bipolaridade como pensamentos acelerados, fora da realidade, com crenças exaltadas.

 

Neste caso, a concentração cai, há alucinações, delírios, irratibilidade, fala acelerada, inquietação, insônia e tudo aquilo que, de certa forma, deixe essa pessoa acelerada, fora de si, assumindo riscos maiores do que o normal.

 

Já nos momentos de depressão, notamos sintomas como os de uma depressão profunda, sem interesse em qualquer coisa, sem ânimo para realizar qualquer atividade, por mais simples que ela possa vir a ser.

 

Aqui, os pensamentos da pessoa bipolar a colocam para baixo, de maneira que ela sinta que não é boa o bastante, que não é merecedora. Ela se sente vazia, triste, desesperada, sem energia. Nesta fase, essa pessoa sente que “não há saída” para ela — e é aí que pensamentos suicidas podem ocorrer com mais frequência.

 

Dito isso, neste Dia Mundial do Transtorno Bipolar, a gente quer tocar um ponto super importante que muita gente desconhece: como é a bipolaridade no dia a dia? Como os sintomas do transtorno bipolar podem influenciar na rotina de uma pessoa bipolar?

 

Vamos observar alguns dos aspectos mais comuns na rotina de alguém que vive com a doença:

 

•  Ao se alimentar: pessoas com transtorno bipolar podem mudar hábitos alimentares bruscamente por conta da doença, indo de alguém que come muito para alguém com baixo apetite.

 

•  Ao dormir: nos momentos mais “acelerados”, podemos notar que essas pessoas podem enfrentar crises de insônia em alguns períodos e, em outro extremo, passam a dormir por horas a fio ou até mesmo por períodos que ocupem a maioria do dia, sem ânimo ou energia para nada.

 

•  Ao se relacionar com seu dinheiro: pessoas bipolares podem estar muito dispostas a gastarem seu dinheiro com uma facilidade muito maior que outras pessoas. Por isso, se você conhece alguém que enfrenta a doença do humor, é sempre bom ficar de olho em suas finanças e em como elas criam hábitos de consumo.

 

•  Ao trabalhar: aqui está um ponto que pode ser mais complicado para pessoas bipolares, já que elas podem estar muito em alta no trabalho em alguns momentos e, em alguns dias, sentirem que não “servem para nada”, ou que não querem nem sair da cama. Aqui, um ponto importante é sempre manter uma lista de afazeres e tarefas para que essas pessoas sigam um planejamento eficiente para o dia a dia.

 

•  Nas relações com outras pessoas: uma pessoa com transtorno bipolar pode lidar muito bem com pessoas e, de repente, sentirem-se isoladas ou, de alguma maneira, que não possuem abertura. Por isso, é sempre importante apoiar, estar próximo, presente na vida dessas pessoas, mostrando que aquele problema pode ser controlado.

 

•  Ao beber ou usar drogas: infelizmente, ainda mais nos momentos “depressivos" da doença, essas pessoas podem ter mais inclinação ao álcool e drogas. Porém, se acompanhadas de perto e com uma medicação adequada, é possível manter o humor em dia e controlar as reações de elementos externos e internos em volta desta pessoa.

 

Viu como o transtorno bipolar pode mexer com a vida de pessoas que convivem com este transtorno de humor?

 

Infelizmente, não é algo simples e tão “volúvel" como muita gente vê e é preciso quebrar esse tipo de preconceito.

 

A comunidade de pessoas que vivem com este transtorno precisa de atenção, carinho, ajuda e, principalmente, tratamento especializado de qualidade.

 

Aqui no Movente, contamos com especialistas em Transtorno Bipolar que podem ajudar você ou qualquer pessoa com transtorno afetivo bipolar a viver com qualidade, felicidade, leveza frente ao mundo e suas emoções.

 

Acesse o nosso Portal agora mesmo e encontre o profissional perfeito para você. Cuidar da sua saúde mental e da sua qualidade de vida devem ser suas prioridades — hoje e sempre.

 

Conte com a gente, do Movente, para chegar lá!

 

Gostou deste artigo? Compartilhe com mais pessoas e siga sempre o blog e as redes sociais do Movente para conferir as novidades que temos toda semana por aqui.

 

Aquele abraço e até a próxima, mente pensante! 


Faça o nosso teste de ansiedade

Outros Assuntos

Share by: