MENU
Portal Movente • out. 09, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

O que é Setembro Amarelo: vamos conversar sobre o assunto?

12 MIL. Esta é a marca do número de suicídios que acontecem por ano no Brasil. No mundo, os índices sobem para mais de 1 milhão de casos. Por isso, precisamos falar sobre o Setembro Amarelo


Mais que uma marca alarmante, o período que estamos passando é um gatilho que pode desencadear ainda mais casos, uma vez que nossa emoções estão à flor da pele. 


Por isso, hoje, nós, do Movente, nos reunimos para refletirmos sobre o tema que é, de fato, extremamente delicado e necessário. 


"O que é Setembro Amarelo?" e "Por que Setembro Amarelo?” são algumas das perguntas que queremos introduzir e iniciar a debater hoje. Vem com a gente em mais essa jornada? É claro, né? 



Afinal de contas, o que é Setembro Amarelo? 


Setembro Amarelo representa o mês voltado para a prevenção do suicídio. A campanha teve início em nosso país há alguns anos, não só conscientizando a população, bem como tentando evitar que novos casos aconteçam . 


O objetivo principal é alertar, trazer luz e muita reflexão sobre este tópico que ainda é tabu e que precisa, urgentemente, ser visto e revisto. 


Juntos, você e nós, do Movente, precisar nos unir frente a esta causa. É um tema pesado, que nos tira da nossa zona de conforto e, talvez, por isso, muita gente fuja dele. 


Porém, não é o momento para deixar a conversa distante de nós. Precisamos trazer a tratativa deste assunto para o centro da mesa e encará-lo de frente. Nossas vidas pedem e precisam.


Por que Setembro Amarelo?


A data surgiu em razão de uma ocorrência de suicídio em 1994. Mike Emme, jovem de 17 anos que morava com os pais no Colorado (EUA), tirou a própria vida dentro de seu veículo, um Ford Mustang 1968 amarelo.


A partir deste acontecimento, o período do mês de setembro ficou marcado como um momento para prevenirmos novos casos de suicídio. 


O que podemos fazer em prol do Setembro Amarelo (e não só neste mês)?


De acordo com dados pela ABP e CFM, quase 97% das ocorrências de suicídio são ligadas a transtornos mentais, incluindo o abuso de substâncias lícitas ou ilícitas, transtorno bipolar e depressão. 


A grande questão aqui é que essas doenças podem e merecem tratamento, não só no mês de setembro, mas em todos os outros. A medicina e os tratamentos psiquiátricos evoluíram muito para que deixemos de lado todas as armas que temos para lutar contra o suicídio. 


Precisamos nos unir: dialogar, refletir, criar uma rotina de empatia em que nos coloquemos no lugar dos outros e, principalmente, busquemos ajuda com uma pessoa que seja especialista para cuidar do quadro.


Estes são apenas os primeiros de muitos passos. 


Nós temos que nos inspirar para enfrentarmos os possíveis obstáculos que possam, ainda, aumentar o problema. Afinal de contas, momentos como o que estamos vivendo, têm o poder de colocar a saúde mental e emocional de muitas pessoas em jogo.


Setembro Amarelo: frases para refletirmos sobre o assunto


Algumas referências no assunto são donas de frases que nos fazem refletir, que trazem inspiração para lidar com o suicídio. Vejamos algumas delas abaixo:


"Não desista, vá em frente, sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso."

Charles F. Kettering


"Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana."

Augusto Cury


"Não desista. Geralmente é a última chave no chaveiro que abre a porta."

Paulo Coelho


"O suicídio demonstra que na vida existem males maiores do que a morte."

Francesco Orestano


"E Deus continua sussurrando: “Não desista, o melhor ainda está por vir”."

Caio Fernando Abreu


“A esperança é uma necessidade para a vida normal e a principal arma contra o impulso de suicídio.”

Karl Augustus Menninger


“Às vezes ouvimos falar de pessoas que cometeram suicídio porque perderam a fortuna ou tiveram sua reputação arruinada. Esses casos são extremos. Outras pessoas, ao sofrer uma grande perda, tornam-se profundamente infelizes e adoecem. Não conseguem distinguir a vida da situação da vida.”

Eckhat Tolle


"Enquanto seu coração estiver batendo, tudo pode mudar."

Daniel Duarte


Se você conhece alguém que precisa de ajuda ou se você precisa de auxílio neste momento, não hesite em falar com a sua família, amigos ou até mesmo ao entrar em contato com um ou uma profissional. 


Visite também o site Setembro Amarelo para conferir conteúdos, cartilhas e canais que possam ajudar a prevenir o suicídio. 


Nós, do Movente, acreditamos na vida. Você está conosco? 


Outros Assuntos

Share by: