MENU
Portal Movente • jan. 14, 2022

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Dificuldade de concentração? Saiba o que é e como tratar

Scroll Indicator

No desenrolar de nosso cotidiano, nós contamos com a concentração para conquistarmos e merecermos nossos lugares na sociedade, como no trabalho ou nos estudos, por exemplo. Porém, e quando encaramos a dificuldade de concentração?


Quando nos encontramos numa situação de vivência onde não conseguimos nos concentrar, por qualquer motivo que seja, nossas habilidades de pensar claramente, focar nas atividades a serem exercidas ou simplesmente manter a atenção necessária, se encontram comprometidas.


Caso esteja sofrendo, em qualquer instância, com dificuldades de concentração, seu desempenho no ambiente de trabalho ou estudo podem ser afetados, não é mesmo, mente pensante?


Por isso, bora falar sobre a nossa concentração e foco aqui no Blog Movente. Continue lendo!


A perda da habilidade de focar pode fazer com que você perceba que não consegue mais pensar tão claramente, o que afeta diretamente e de maneira negativa, sua tomada de decisões.


Para justificar tais situações e apontar os motivos pelos quais está passando por dificuldades de concentração, uma série de condições médicas podem ser consideradas para descobrir o seu diagnóstico.


Nem sempre será algo de extrema urgência, porém, sua dificuldade de atenção pode significar que chegou a hora de procurar por ajuda de um profissional da saúde qualificado.


Somente um médico será capaz de estudar todos os pontos dos seus sintomas e criar uma rota de diagnóstico e tratamento voltados para o seu caso.


Quais condições apontam e quais os sintomas da dificuldade de concentração?


A dificuldade de concentração aparece como sintoma numa grande gama de condições físicas e mentais.


Entre elas, podemos destacar:


·        Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) ou algum outro distúrbio relacionado a atenção. Apesar de ser normalmente diagnosticados na infância, essas condições também podem aparecer na idade adulta, causando sérios problemas de produtividade nas atividades exercidas em casa, na escola e também no trabalho;


·        Depressão. Por se tratar de uma condição onde o emocional do paciente se encontra desbalanceado, os sentimentos de apatia e tristeza podem fazer com que fique complicado manter uma linha de raciocínio, criando um ambiente propício para a dificuldade de concentração apareça;


·        Ansiedade. Pessoas que possuem algum distúrbio ligado as preocupações e antecipações são propensas a ter dificuldade em focar em apenas uma tarefa, visto que suas atenções estão sempre divididas e misturadas;


·        Condições desencadeadas durante o luto. A perda de um ente querido possui grande influência no emocional de todos nós. Após a morte de alguém próximo, podem demorar meses até que voltemos a funcionar como antes;


·        Problemas hormonais. A disfunção das glândulas adrenais pode resultar em mudanças em seu nível de energia e habilidade de concentrar;


·        Problemas na tireoide. Quando a tireoide está trabalhando de forma desordenada, seja para mais ou para menos, sua concentração pode sofrer alterações;


·        Estresse;


·        Problemas relacionados ao sono como a insônia e a hipersonia;


Sintomas da dificuldades de concentração: quais são eles?


Sentir que está complicado de se manter focado é um problema bem sério que afeta as pessoas de diferentes maneiras. Alguns sintomas mais recorrentes eentre os pacientes podem incluir:


·        Ser incapaz de se lembrar de coisas que aconteceram há pouco tempo atrás;


·        Dificuldades em se sentar e manter essa posição, nem que seja por um curto período;


·        Impossibilidade de pensar claramente e manter uma linha de raciocínio;


·        Perder coisas frequentemente ou apresentar dificuldades em se lembrar onde algo se encontra;


·        Inabilidade de fazer decisões;


·        Inabilidade de realizar tarefas complicadas;


·        Falta de foco;


·        Apatia física e mental, se sentindo sem energia para se concentrar;


·        Cometendo erros por descuido.


Você poderá perceber que a dificuldade de concentração aparece em horas específicas do dia. Pessoas que convivem com você, costumam descrevê-lo como distraído.


Sua dificuldade de concentração faz com que você perca o horário de compromissos, isto e devido a sua falta de foco.


Causas da dificuldade de concentração


Apesar de não possuir uma causa específica para que este sintoma apareça, no entanto, existem alguns caminhos a serem observados e considerados como os possíveis pretextos para a dificuldade de concentração.


Condições crônicas como o abuso de substâncias alcoólicas, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, a demência, a insônia e a síndrome das pernas inquietas podem fazer com que fique difícil de se manter o foco.


Quando pensamos na questão das mudanças relacionadas ao estilo e qualidade de vida, aspectos como a privação do sono, a fome, ansiedade e situações de extremo estresse também são apontadas como causas.


A genética também exerce seu papel como causa provável, dado que distúrbios como o TDAH podem ser herdados pelos genes.


Como funciona o diagnóstico da dificuldade de concentração?


Para diagnosticar e apontar com precisão qual condição subjacente você venha a possuir, seu médico poderá traçar um caminho que envolve uma variedade de testes.


Junto a estes testes, ele ou ela irá também pedir seu histórico médico, de modo a discutir os seus sintomas.


Durante a sua consulta, perguntas como “Quando foi a primeira vez que você notou estes sintomas?” e “Quando a sua habilidade de concentração apresenta melhora ou piora?” podem ser feitas, tudo isso com o intuito de destacar detalhes que até mesmo você não tenha notado antes.


É hora também de contar ao seu médico se você faz uso de algum medicamento, prescrito ou não, isso será considerado na hora de definir quais aspectos do seu cotidiano influenciam em sua condição.


Com as respostas obtidas nos processos acima, seu médico será capaz de efetuar um diagnóstico e traçar um caminho para o tratamento.


Caso seja pertinente, exames de sangue podem ser requeridos para identificar possíveis alterações hormonais. Em alguns casos, testes como o PET scan e o EEG podem ser solicitados.


Estes dois últimos observam a anormalidades no cérebro e medem a atividade elétrica cerebral, respectivamente.


Tratamento para dificuldade de concentração


De acordo com todo o processo diagnóstico especificado acima, seu médico será capaz de considerar a melhor maneira de abordar seu tratamento.


Seja através de medicações, terapias ou até mesmo um conjunto dos dois, ele ou ela irá guiar o tratamento mais adequado para o seu quadro.


Mudanças de rotina e de estilo de vida também poderão ser indicadas, tudo pensando no que é melhor para a condição na qual você se encontra.


O importante aqui, mente pensante, é que você não sinta vergonha em procurar ajuda médica especializada para descobrir os motivos pelos quais você se encontra com dificuldades de concentração.


O Movente está aqui para te ajudar em tudo que toca sua saúde mental. Queremos te ver em sua melhor versão e, para isso, basta clicar no link a seguir:

QUERO CUIDAR DA MINHA SAÚDE MENTAL AGORA!


Sempre cuide e zele pela sua saúde mental e física.


Caso nosso conteúdo tenha te ajudado de alguma forma, comente e compartilhe-o com mais pessoas.


Assim, mais gente poderá saber sobre a dificuldade de concentração e os assuntos relacionados a saúde que trazemos em nosso blog do Movente.


Aquele abraço e até a próxima!

Outros Assuntos

Share by: