MENU
Portal Movente • out. 29, 2021

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Distúrbios do sono e depressão: qual a relação entre eles?

Scroll Indicator

Distúrbios do sono e depressão realmente possuem alguma relação? Aqui no Movente, já adiantamos que é fato de que a maioria das pessoas que experienciaram depressão em alguma parte da vida tenham encontrado problemas relacionados ao sono.


Várias são as divisões desta convivência deturpada com o sono, dentre elas as mais comuns são a falta e a dificuldade de entrar no sono (insônia), assim como o problema em se manter dormindo, acordando várias vezes durante a noite, mente pensante.


Os pacientes que estão passando por um quadro de depressão também podem lutar de outras maneiras com o sono — existem até casos em que as pessoas podem ter um sono excessivo durante o dia, o que dificulta o modo e a qualidade de vida do indivíduo.


Em outros casos, o paciente também pode dormir demais, passando da quantidade de sono recomendado para sua faixa etária, não sentindo vontade nenhuma de sair do estado de sono profundo, prejudicando também como essa pessoa se comporta no dia a dia.


Ao mesmo tempo em que isso tudo ocorre, os distúrbios do sono podem fazer com que a depressão tome proporções exacerbadas, desenvolvendo um ciclo prejudicial e negativo entre o estado depressivo e o sono.


Ou seja, fazendo com que a pessoa relacione o sono com a doença.


Dormir poucas horas por dia também tem se provado uma das maneiras em que a pessoa pode desenvolver depressão.


Entender essa relação complexa entre o excesso e falta de sono e depressão pode ser a chave para melhorar o entendimento e o tratamento de quadros depressivos.


Ao se discutir sobre este assunto, podemos melhorar a nossa relação com as questões do sono, e por consequência, fazendo uma manutenção da depressão.


Em nossa conversa de hoje aqui no Movente, queremos informar você sobre o assunto relacionado a depressão, assim como seus sintomas e causas.


Trataremos também sobre sua relação com distúrbios do sono e algumas dicas para tornar mais fácil e prazeroso o ato de dormir bem e de forma saudável.


Vamos lá?


Depressão: o que é?


Se sentir triste, desapontado e com pouca esperança diante aos percalços da vida são sentimentos normais para a construção da nossa personalidade e na relação entre as pessoas e o ambiente em que se vive.


O problema pode ser identificado como depressão quando essas emoções persistem por um longo período de tempo, tornando difícil a realização de tarefas simples do cotidiano, como trabalhar, ir à escola e manter um relacionamento com as pessoas ao seu redor.


Caso os sentimentos de tristeza, perda de esperança e desapontamento persistam e sejam recorrentes por mais de duas semanas, aparecendo todos os dias e esteja te impedindo de viver plenamente, chegou a hora de procurar ajuda médica especializada (nós podemos ajudar você).


Causas e sintomas da depressão


Não existem causas específicas para que se desenvolva depressão. No entanto, pesquisadores e profissionais da área da saúde mental defendem que os seguintes fatores devem ser levados em consideração:


·        Histórico pessoal e familiar de depressão;


·        Passar por experiências traumáticas e de muito estresse;


·        Ingestão de medicamentos que possuem quadros depressivos como efeitos colaterais;


·        Abuso de substâncias como álcool e drogas;


·        Possuir outras doenças da psique, como ansiedades e outros distúrbios mentais.


No âmbito dos sintomas, devemos prestar atenção a:


·        Aumento da insônia, assim como acordar muito cedo ou dormir demais;


·        Persistência da tristeza, irritação e baixo astral;


·        Sensação de perda da esperança, assim como se sentir inútil;


·        Perda do interesse e do prazer em coisas que antes amava;


·        Diminuição da energia e aumento da fadiga;


·        Dificuldade de manter a atenção;


·        Perda ou aumento exagerado do apetite;



·        Pensamentos suicidas.


Como a depressão e sono estão relacionados?


Quadros depressivos e o sono possuem uma relação de conexão muito forte. Quase todas as pessoas com depressão enfrentam problemas com sono.


Essa relação, por exemplo, se comprova no fato de que a falta de sono pode fazer com que o indivíduo fique mais propenso a desenvolver um quadro depressivo.


O relacionamento conturbado entre esses dois fatores pode fazer com que o diagnóstico seja difícil, visto que muitas vezes não tem como se ter certeza de qual surgiu primeiro na vida do paciente.


Os distúrbios do sono mais recorrentes em pacientes depressivos são:


·        Insônia: esta se caracteriza pela dificuldade persistente em começar a dormir, assim como se manter dormindo e ter uma qualidade de sono duradoura ao longo da noite;


·        Hipersonia: distúrbio do sono caracterizado pela sonolência excessiva durante o dia ou até mesmo a dificuldade de se manter acordado depois de uma longa noite se sono. É o extremo oposto da insônia.


·        Apneia Obstrutiva do Sono: Esta é considerada um grau mais preocupante e perigoso que as duas anteriores. Se trata de um distúrbio do sono onde a respiração para e volta diversas vezes enquanto o paciente dorme.


A insônia é a mais recorrente entre elas, atingindo cerca de 75% dos adultos que possuem um quadro depressivo.


Acredita-se que 20% possuem em algum momento de sua vida a apneia obstrutiva do sono, enquanto a hipersonia é sofrida por 15%.


O paciente com depressão pode se encontrar num ciclo onde apresenta mais de um desses distúrbios por vez, tornando ainda mais difícil a relação dele como o sono.


5 dicas para uma melhoria na qualidade do sono


1.      Converse com um terapeuta


Um profissional poderá te auxiliar na busca por tratamentos e terapias, com a ajuda dele, você poderá começar a perceber detalhes que devem ser mudados para uma melhor rotina de sono.


2.      Mantenha uma rotina para dormir


Sabemos que durante a depressão fica difícil manter uma rotina, mas é nisso que mora a chave para uma melhoria do sono. Ao iniciar o tratamento e construir uma rotina de sono acompanhada por um profissional, você será capaz de adequar seu sono.


3.      Procure não cochilar durante o dia


A falta de sono ou dormir mal durante a noite pode fazer com que você tenha sono durante o dia. Procure não se entregar a esse desejo de tirar um cochilo, guarde sua sonolência para a noite.


4.      Evite bebidas alcoólicas


Não caia no velho conto do vigário onde dizem que uma bebidinha antes de dormir irá te relaxar. A verdade é que ingerir álcool antes de dormir pode fazer com que você desenvolva um sono inquieto ou até mesmo nem consiga pegar no sono.


5.      Pratique exercícios físicos ao ar livre


Além de se expor aos raios solares benéficos para o corpo humano, praticar exercícios físicos ao ar livre têm se provado grandes aliados para uma ótima noite de sono de qualidade.


Isso tudo além de melhorar a condição física do paciente, trazendo apenas benefícios para você.


Leia com atenção nosso conteúdo e fique a par de tudo acerca dos distúrbios do sono e depressão.


Caso se identifique com o que leu, e sinta que precisa de ajuda, conte com o Movente para encontrar um profissional qualificado para que ele te auxilie em toda parte de diagnóstico e tratamento.


Nós queremos te ver bem com você e com o mundo que te cerca. Por isso, não deixe a sua saúde mental em segundo plano, combinado?


Compartilhe nosso artigo com mais gente para que todos se informem sobre a depressão e sua relação com outras doenças. Nos vemos muito em breve aqui no Blog Movente.


Aquele abraço, mente pensante!


Outros Assuntos

Share by: