MENU
Portal Movente • out. 19, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Exaustão emocional: descubra 8 sinais de que você está no limite

Quando estamos vivendo em uma situação limítrofe, é muito comum que estejamos enfrentando um quadro de exaustão emocional. 


Pode ser o trabalho, pode ser a família, sua saúde, a pandemia, o estresse, a falta de dinheiro ou absolutamente tudo isso junto e misturado, não é mesmo?


Os problemas da vida, sem sombra de dúvidas, podem nos adoecer e fazer com que a gente se veja em um quadro de estafa, de estresse, de convivermos com todos os ânimos e emoções à flor da pele. 


E isso não nos faz bem. A exaustão emocional pode trazer consequências muito sérias para as vidas de cada um/uma de nós.


Neste sentido, seus sintomas são vários. Abaixo, listamos 8 sinais de que você pode estar enfrentando um quadro de exaustão emocional neste exato minuto. 


Você não consegue se sentir motivado


O famoso “se levantar da cama e não ter vontade de fazer nada” pode até ser aceitável por um dia. No entanto, se você se vê neste situação frequentemente, está na hora de refletir. 


Por qual motivo você não tem vontade de se levantar? Mesmo com a sua família, amigos, trabalho, sua casa e todos os outros elementos da sua vida, você realmente não vê prazer em nada disso? 


Se você disse “sim”, talvez seja melhor ficar de olho e até mesmo procurar ajuda de um terapeuta, psicólogo ou psquiatra: isso pode ser um quadro de exaustão emocional.


Você se sente triste com facilidade


Tristeza é um sentimento muito comum nas doenças psicológicas deste século. Como você já está com os sentimentos agitados, a exaustão emocional vai trazê-los à tona com facilidade e você se verá triste com mais frequência. 


Você sentirá que a angústia te persegue sem que você tenha uma razão muito plausível para tal. Infelizmente, é o tipo de "hóspede" que chega sem avisar e que fica, sem dizer os porquês. 


Você se vê chorando sem motivos aparentes


Bem como eu te disse acima, mente pensante, a tristeza, angústia e os pressentimentos ruins podem fazer com que você chore, do nada, sem, de fato, estar vivendo um momento específico de tristeza. 


O panorama, o dia a dia e a exaustão causada é que faz com que suas emoções provoquem choro sem razão aparente.


Você tem ataques de ansiedade com frequência


Aqui, toda atenção é necessária: ataques de ansiedade precisam ser diagnosticados com clareza, para que você possa controlá-los e saber como lidar com tudo que eles podem provocar, incluindo taquicardia, sudorese, tremores, sensação de morte, etc. 


Na verdade, você não está morrendo ou entrando em colapso. A exaustão emocional é tão grande que a sua mente e o seu corpo respondem como se você estivesse em uma guerra, sendo atacado/a. Como se uma tragédia estivesse se aproximando de você naquele momento.


Se esses quadros se repetirem, busque ajuda médica para que você realmente passe a viver com mais qualidade — ainda assim, a causa raiz, que pode ser a exaustão emocional, precisa ser controlada.


Você se irrita com facilidade


A exaustão emocional não permitirá que você fique em paz consigo, quanto mais com as pessoas que te rodeiam. Ou seja, você pode estar uma verdadeira pilha de nervos e não conseguir se controlar. 


Infelizmente, acontece com frequência, já que suas emoções estão conflitantes entre elas e você já não tem mais o controle. É como se você se visse sem as rédeas do que sente, fala e pensa.


Você não consegue dormir


Pior que estar em um quadro de cansaço e exaustão é, literalmente, não conseguir pregar o olho. Isso tem muito a ver com a ansiedade que sentimos, como se a nossa mente não conseguisse descansar, mesmo estando muito cansada. Conflitante, né? 


Porém, é real: exaustão emocional pode ser uma das causas de você não estar dormindo bem à noite (e você precisa agir para reverter esse quadro).


Você sente tonturas ou náuseas


Outro sinal de que você está com as emoções muito afloradas, cansadas, é sentir tonturas ou náuseas mesmo quando você não está doente, aparentemente. Sim, seu corpo estaria bem, caso não fosse o processo de exaustão emocional que você vem enfrentando. 


Você sente dormência no corpo


Aqui, outro sintoma que precisa de muita atenção. Realmente, ele pode estar ligado a outras doenças, inclusive do coração. No entanto, a exaustão emocional também pode ser uma das razões pela qual seu corpo está dormente. 


Estresse, noites sem dormir, ansiedade, depressão, ainda mais quando somados a fatores como uma má alimentação e a falta de exercícios físicos, pode gerar consequências alarmantes em sua saúde.


E então, viu como a exaustão emocional pode agir em nosso corpo e em nossa mente?


Não existe apenas uma maneira de tratar essa questão: você pode buscar a ioga, a terapia, meditar, mudar seu estilo de vida, comer melhor e tentar relaxar. Porém, além disso, a causa raiz precisa ser diagnosticada. 


É o seu trabalho? Seu relacionamento? Sua família? Identificar o problema é o passo mais importante para tratá-lo com eficiência. 


Cuide de você e de sua saúde — a saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física. Se você vem enfrentando questões psicológicas, como a exaustão emocional, não hesite, peça ajuda.


Nós, do Movente, estamos aqui para ajudar você. Vamos conversar sobre o assunto?


Lembre-se de que esse artigo traz apenas alguns sinais não conclusivos sobre quaisquer quadros de saúde. Busque ajuda especializada para confirmar o quadro e encontrar a orientação certeira para que você possa se cuidar a partir de agora.


Outros Assuntos

Share by: