MENU
Portal Movente • set. 23, 2021

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

FELICIDADE É

Scroll Indicator

Se eu fosse uma psiquiatra tradicional eu começaria e terminaria nossa conversa explicando a o que acontece na sua mente que produz felicidade, te apresentando o Quarteto Fantástico da felicidade no cérebro que é formado por Ocitocina, Dopamina, Serotonina e Endorfina. Eu diria o que cada uma destas substâncias faz e quais os medicamentos que atuam interferindo e regulando tudo isto. Eu ia achar importante te falar sobre quais partes do cérebro estão envolvidas com a sensação de felicidade. Afinal a ciência por trás desta tão sonhada sensação – a felicidade – é super importante!


Mas como sou uma psiquiatra diferente! Quero te apresentar a felicidade de uma forma que você possa conhecer de perto, entender e o mais importante, praticar!


Muita gente acredita que felicidade é como o carnaval, uma euforia e alegria intensas, mas que não tem fim. Porém o carnaval é passageiro... Assim como a euforia do carnaval dura pouco tempo a sensação boa depois que fazemos exercício físico ou praticamos sexo também passa depois de algum tempo. O que acontece é que Quarteto Fantástico no nosso cérebro entra em ação quando praticamos estas atividades liberando Endorfina, Serotonina, Ocitocina, Dopamina... Acontece que depois de algum tempo o cérebro interrompe o fluxo dessa liberação e a sensação vai embora...


Sabia que pessoas com o excesso de liberação de algumas dessas substâncias por períodos prolongados, podem são diagnosticados com Transtorno Bipolar? Por conta da liberação muito grande destes neurotransmissores – é assim que a gente chama estas substâncias – estas pessoas podem ter crises, ficarem animadas demais, agitadas, quase elétricas... Isto é sério! Se houver a manutenção desse excesso de atividade no cérebro por muito tempo podem acontecer alterações irreversíveis e isto pode alterar o funcionamento mental prejudicando a memória e nos casos muito graves, até a inteligência.
 
O seu corpo já sabe: Não dá para querer sentir euforia e alegria o tempo todo? Importante você saber disto também! Assim não ficamos sonhando e esperando sentir bem o tempo todo, nem precisamos querer isso!


Bem agora você sabe, é impossível manter a alegria eternamente, mas é perfeitamente possível apresentar uma felicidade duradoura que não termina na quarta-feira de cinzas...


FELICIDADE SIGNIFICADO

Então o que vamos chamar de felicidade? Felicidade é o prazer de ter a experiência de emoções positivas, associadas com a sensação de que temos algo importante para fazer na vida, de que temos um propósito. Mente pensante, é isto que gera a satisfação com a própria existência!


Agora você já sabe, felicidade não é o mesmo que alegria, nem prazer o tempo inteiro, é um equilíbrio da experimentação da melhores sensações, com uma satisfação com a vida, mesmo que passando por um momento desfavorável.


FELICIDADE É SÓ QUESTÃO DE SER

Você já ouviu a música que diz que Felicidade é só questão de ser? Será que felicidade depende só de você! Se fossemos dividir quanto de felicidade depende de cada um de nós e quanto depende de outros fatores a conta vai ficar mais ou menos assim:


40% estão sob o seu controle e decisão.


50% depende da sua herança genética.


10% depende de fatores externos como a condição financeira e o que acontece na vida.


Importante perceber que os fatores que podemos escolher são individuais e são conquistados através de uma construção consciente. Eles surgem de uma compreensão profunda de nós mesmos e do que gostamos e precisamos para ser feliz. Precisamos nos conhecer melhor para construir nossa felicidade!


SAÚDE E BEM ESTAR: COMO É POSSÍVEL SER FELIZ?
Algum dos elementos que os cientistas já conseguiram identificar em comum entre pessoas felizes são, otimismo, a gratidão, a generosidade, que são habilidades que se adquire praticando!


Também se observa que as pessoas mais felizes conseguem crescer nos momentos de dor, elas aproveitam as dificuldades para aprender lições para a vida. São pessoas com um senso de propósito para a sua existência, seja desempenhar bem uma profissão, ou simplesmente ajudar outras pessoas no dia a dia.


Os relacionamentos afetivos são significativos, além de serem fonte de acolhimento e diversão. Existe o planejamento para o futuro e ações voltadas para a concretização desses projetos.

Quando se observa um panorama da vida de uma pessoa feliz se observa que ela busca estar bem em todos os aspectos, físico, mental, espiritual, relacional, profissional, material, de forma a ter um equilíbrio que gera satisfação e sucesso em todas essas áreas.


Ela trabalha, investe tempo, energia e recursos para compreender quem ela é, do que ela gosta, quais as suas aptidões, com quem ela gosta de estar, como se relacionar melhor, como ser uma pessoa melhor, daí ela vai criando uma versão melhor e mais feliz dela mesma.
 
O que se sabe é que esses comportamentos voltados aos relacionamentos satisfatórios, a atitude mental positiva, uma visão esperançosa do futuro, um trabalho gratificante, prática de autocuidado (alimentação balanceada e atividade física por exemplo), são fontes para a liberação e atuação do Quarteto Fantástico, dessa forma facilitando que a vida seja mais abundante de emoções positivas que negativas.


Também é importante dizer que a pessoa que é feliz também experimenta a tristeza, a dor, a raiva, o desamparo, o desespero, o medo, e todas as sensações que rejeitamos e desejamos fugir, mas compreende que são todas passageiras assim como também são as emoções positivas, porém essas últimas se tornam mais duradouras e presentes, pois se tem realizado um trabalho para obtê-las com a implantação de um estilo de vida feliz.

Outros Assuntos

Share by: