MENU
Portal Movente • set. 12, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Medicamentos Psiquiátricos: o que tem no SUS?

Você pode estar precisando de um ou mais medicamentos psiquiátricos neste exato minuto e, aí, vem aquela pulga atrás da orelha: afinal de contas, tem no SUS (Sistema Único de Saúde)?


Se você quer saber mais sobre o assunto, esse artigo do Movente é pra você. Leia até o final dessa jornada com a gente!


Meu objetivo de hoje é te mostrar que é fundamental saber quais medicamentos psiquiátricos estão disponíveis e quais não estão para que, além de ter acesso gratuito a eles, você possa demandar de pessoas que possam abrir as portas a eles — referências políticas e cargos à frente da saúde da sua cidade, por exemplo.



Algumas informações que precisamos ficar de olho para essa discussão sobre medicamentos psiquiátricos e o SUS…


1) Na UBS deve-se ter o que o SUS chama de Medicamentos Essenciais ou Componente Básico da Assistência Farmacêutica


De fato, os chamados Medicamentos Essenciais são uma responsabilidade do município, que deve demandar repasse financeiro do Governo Federal e Estadual para sua aquisição.


E você sabia que a aquisição e fornecimento destes está sob a responsabilidade de um ente municipal? Pode haver alguma ressalva, porém, via de regra é isso mesmo, mente pensante!


2) Dependência de cigarros - Medicamentos Psiquiátricos para o programa antitabagismo


Caso você não saiba, existe um programa específico para pessoas que querem “parar de fumar”: este programa se chama Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica.


Neste sentido, o Ministério da Saúde leva esses itens aos estados do Brasil e Distrito Federal, que irão realizar a distribuição dos medicamentos psiquiátricos, ok?


3) Ahh, os remédios estão muito caros: detalhes sobre os medicamentos psiquiátricos ditos “especiais”


O argumento fundamental é que existem alguns medicamentos psiquiátricos que costumam ser muito caros, mas que com o preenchimento apropriado de protocolos específicos pelo psiquiatra, o paciente pode vir a ter acesso a eles gratuitamente... 


Sim, é aí que reside a importância de saber quais são os medicamentos psiquiátricos não disponíveis na “Farmácia do Posto”, porém, que a nossa população pode vir a conseguir!


O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) é uma das estratégias de acesso aos medicamentos no âmbito do SUS, que busca garantir a integralidade do tratamento medicamentoso, em nível ambulatorial, para algumas situações clínicas.


Neste caso, principalmente, agravos crônicos, com custos de tratamento mais elevados ou de maior complexidade.


4) Remédios gratuitos – o quão difícil é?


Outro argumento importante para essa nossa conversa, mente pensante, é mencionar as dificuldades encontradas pela população para ter acesso apropriado a estas medicações. 


Muitas leituras e estudos comentam em suas conclusões sobre algumas destas dificuldades e, aqui, é importante que a gente pense em ações para que possamos chegar lá.


De maneira geral, sinalizar as autoridades da sua cidade no assunto já pode ser de grande valia. Conversar, relatar, cobrar: esse já é um primeiro passo para expandirmos o catálogo de remédios disponíveis. 


Porém, se você está buscando por aqueles que já temos disponíveis, eu tenho uma super dica pra você!


Baixe grátis — agora mesmo — o nosso ebook gratuito com a lista completa dos medicamentos psiquiátricos disponíveis no SUS para você. CLIQUE AQUI e baixe agora mesmo!


Outros Assuntos

Share by: