MENU
Portal Movente • ago. 06, 2020

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Saúde Mental de idosos: como cuidar dela?

Em meio a uma pandemia, uma das nossas maiores preocupações é a saúde mental de idosos. Afinal de contas, o distanciamento físico se faz ainda mais necessário para este grupo social. Mas, o que fazer para cuidar da saúde dos idosos? Como cuidar deles, ainda que não estejamos presentes fisicamente? 


Comecemos do começo. Vou só te contextualizar, rapidamente, para que você possa se localizar em meio a alguns dados. 


De acordo com Fraiman (1991), envelhecer não se resume a um “momento” na vida de uma pessoa, mas a um “processo” difícil, que tem implicações na vida de quem o que vivencia, bem como para as pessoas em volta e a sociedade que o assiste ou promove. 


A saúde mental e o envelhecimento, por si só, são temas que merecem cada vez mais a nossa atenção. O Brasil é um dos líderes mundiais quando falamos em transtornos da mente, como já te contamos neste artigo . "Saúde Mental: O que você sempre quis saber e nunca te contaram"


Só para se ter uma ideia, em solo tupiniquim, 5,8% da população sofre com a depressão — a média global é de 4,4%. Entre nós, os números mostram que são quase 12 milhões de brasileiros depressivos, nos colocando no primeiro lugar do pódio na América Latina.


Por outro lado, estudos também revelam que as desordens mentais, como a depressão e a demência, atingem 20% da população idosa, dificultando o dia a dia dessas pessoas e colocando em jogo sua independência e o ir e vir.


Diante destes números, é hora de conferir algumas dicas do Blog Movente para cuidar da saúde mental de idosos. Vem nessa jornada com a gente! 


O diálogo pode ser a porta de entrada


Muitos idosos se sentem tristes, isolados por vários motivos: o corpo já não possui a mesma flexibilidade e energia de antes para fazer visitas, familiares e amigos se afastam pelo dia a dia corrido, a casa que, antes era cheia, passa a acolher apenas aos domingos.


Lembre-se sempre de que essas pessoas precisam de carinho, de atenção, de afeto, assim como qualquer uma. Na verdade, por estarem, via de regra, mais frágeis neste momento da vida, não deixe de entrar em contato, ligar, conversar, tirar um tempo para elas.


As pessoas idosas podem ensinar muito sobre a vida e suas experiências são fontes de lições que podemos levar para a vida toda. Aprenda com elas. 


Trabalhe a mente dessas pessoas


Se a gente quer evitar que essas pessoas tenham sua mente perdendo a lucidez, a articulação e o raciocínio, podemos contar com alguns aliados, incluindo:

  • Jogos, como caça-palavras, paciência, sudoku e muitos outros, podem ajudar a manter a mente ativa;
  • Ler é um ótimo exercício para a mente, não importa a idade. Livros sobre os temas que mais interessem ou, até mesmo, o aprendizado de um novo idioma podem ser ótimas opções para exercitar a cabeça;
  • A dieta também conta: os alimentos ricos em magnésio, como feijão, nozes, castanhas, brócolis, couve, peixe, sementes de abóbora e outros podem ajudar a turbinar a memória e a saúde mental de idosos.


Exercícios físicos podem ajudar (e muito!) 


Pesquisas já mostraram que apenas 30% das características do envelhecimento possuem bases genéticas, ou seja, cada um nós pode ajudar a determinar a maneira como estaremos conforme a idade avançar.


Não há dúvidas de que a população idosa é a que mais sai ganhando quando os exercícios físicos entram em cena — seja uma caminhada leve ao longo da semana, corrida, natação ou hidroginástica, todas podem ajudar na saúde mental de idosos.


Por quê? Porque uma vida ativa ajuda a controlar desordens como a demência ou depressão e, além disso, estudos mostram que idosos ativos têm menos doenças que os não-ativos.


Como estão em meio a uma pandemia, os idosos também podem fazer exercícios em casa, como alongamentos, subir escadas, andar pelo jardim ou quintal ou passear, em segurança, colocando sua saúde em primeiro lugar.


Cuidar da saúde mental de idosos não precisa ser um bicho de sete cabeças: compreensão, paciência, atenção e exercícios físicos podem ser os primeiros passos.


Se alguma dica deste post te ajudou, conta pra gente. Vamos bater um papo sobre o assunto!


Até já!

Outros Assuntos

Share by: