MENU
Portal Movente • dez. 02, 2021

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Síndrome das pernas inquietas: o que tem a ver com seu sono?

Scroll Indicator

Você já teve uma vontade involuntária de mexer as pernas, principalmente na hora de dormir? O que é síndrome das pernas inquietas? Hoje, esse é o tema sobre o qual precisamos conversar, continuando nossa jornada do sono aqui no Movente. Junte-se a nós!


A síndrome das pernas inquietas é um distúrbio caracterizado pelos movimentos involuntários dos membros inferiores do corpo, de forma com que a pessoa que sente uma vontade incontrolável de balançá-los.


Também conhecida como doença de Willis-Ekbom, mente pensante, geralmente o problema começa ou piora em períodos de descanso, ou inatividade, sendo mais recorrente durante o anoitecer ou na hora em que o paciente se deita na cama para dormir.


Isso pode causar desconforto tanto para o portador da síndrome, quanto para seu(a) parceiro(a), com quem divide a cama, dado que numa tentativa de controlar o impulso de mexer as pernas, o indivíduo passa a se mover constantemente, se virando por diversas vezes, como se estivesse procurando uma posição confortável para dormir.


Essa vontade de balançar as pernas e os pés acontece, na maioria das vezes, como uma resposta do cérebro a sensações desconfortáveis e desagradáveis nesses membros. Se movimentar alivia esses sentimentos temporariamente.


Diversos são os problemas enfrentados por portadores deste distúrbio, ainda mais quando falamos de sono (você tem acompanhado a jornada do sono aqui no Movente, certo?).


A dificuldade para se manter dormindo ou até mesmo para pegar no sono podem se tornar grandes vilãs na vida destes pacientes que vivem com a síndrome das pernas inquietas, dificultando executar atividades corriqueiras que antes eram exercidas sem esforços.

 

O que a comunidade médica fala sobre a síndrome das pernas inquietas?


Relatos de diversos pesquisadores e especialistas da área apontam que a privação de um sono pleno e revigorante pode afetar a maneira como você se porta diante do mundo a sua volta. E com a síndrome das pernas inquietas não é diferente.


E como já te contamos aqui no blog, dormir pouco pode fazer com que seu humor tenha alterações, te deixar com um aspecto irritadiço, assim como indisposto e cansado pelo resto do dia.


Estes traços afetam suas relações amorosas, visto que o desconforto de se deitar ao lado de alguém que não para de se mexer na hora de dormir pode acarretar discussões e desentendimentos. Afinal, todos nós queremos uma boa noite de sono — na verdade, precisamos dela, né?


As relações sociais, familiares e no trabalho também são prejudicadas. O constante sentimento de indisposição e apatia que a falta de sono lhe proporciona, faz com que você evite ou tenha baixo desempenho em suas atividades diárias.


Por isso, a seguir detalharemos os principais sintomas, as causas, diagnóstico e tratamento para a síndrome das pernas inquietas. Vem com a gente!


Principais sintomas da síndrome das pernas inquietas


Pacientes que enfrentam uma batalha contra a SPI possuem um conjunto de sintomas bem específicos da doença.


Observar de perto cada um desses sinais é a chave para um diagnóstico efetivo.


Caso esteja experienciando os sintomas destacados abaixo, procure um(a) profissional capacitado(a) e de confiança para que essa pessoa possa te ajude a obter um tratamento eficaz.


Dentre os principais sintomas das pernas inquietas estão:

·        Sensação incontrolável de que você precisa mexer suas pernas e pés;

·        Essas sensações começam logo após você se preparar para descansar e relaxar. A sensação começa depois que você se senta ou deita, como em um carro, um cinema ou, simplesmente, quando está em casa assistindo TV;

·        Alivio com a movimentação. A inquietude dos membros é aliviada a partir do momento que você começa a se movimentar, seja com alongamentos, caminhar, correr ou balançar suas pernas;

·        Piora do quadro e da intensidade com a chegada da noite. Por ser geralmente a hora de “desligar” seu corpo, seus sintomas pioram quando está em períodos de inatividade motora;

·        Movimentos involuntários noturnos. A SPI pode estar associada a outra condição chamada de movimentos periódicos dos membros durante o sono. Esta é a condição que faz com que suas pernas se contorçam e chutem durante a noite, enquanto você dorme.


Quem sofre com a síndrome das pernas inquietas descreve os sintomas da doença como sensações desconfortáveis e anormais em suas pernas e pés, na maioria dos casos ocorrem em ambos os lados do corpo.


Menos recorrente, mas não podemos descartar, existem casos em que os pacientes reclamam também de incômodos nos braços.


Outros sintomas podem incluir também:

·        Dor;

·        Formigamento;

·        Pontadas;

·        Arrepios.


Quais as suas causas da síndrome das pernas inquietas?


Apesar de não haver uma causa específica, pesquisadores apontam que:


·        A hereditariedade pode ser um dos motivos, principalmente se os sintomas se apresentam antes dos 40 anos. Pesquisas apontam locais nos cromossomos onde os genes da SPI podem estar presentes;


·        A gravidez também deve ser considerada. As alterações hormonais sofridas pelo corpo podem fazer com que algumas mulheres experienciem sintomas durante o último trimestre da gestação, geralmente desaparecendo após o parto.


·        Outras causas incluem diabetes, deficiência de ferro no corpo, medicamentos (como os antipsicóticos) e outros hábitos.


Mesmo que não sejam causas para uma SPI, o consumo de cafeína e o tabagismo precisam ser interrompidos, pois, podem piorar o quadro.


Diagnóstico e tratamento da síndrome das pernas inquietas


Seu médico(a) levará em consideração seu histórico de saúde/ambulatorial e fará perguntas acerca dos seus sintomas.


Avaliações físicas e neurológicas também podem ser conduzidas, assim como exames para detectar insuficiência de ferro no sangue para ajudar a descartar outras causas para seus sintomas.


O clínico poderá também te encaminhar para uma consulta com um especialista do sono, com o intuito de descartar uma possível suspeita de apneia do sono.


Por fim, com todos esses aspectos considerados, um diagnóstico preciso será feito, abrindo oportunidades para um tratamento seguro e eficaz.


No que diz respeito ao tratamento, caso seja o seu quadro, uma suplementação de ferro poderá aliviar bastante seus sintomas.


Outros tipos de medicamentos também poderão ser indicados, são eles:


·        Medicamentos que estimulam os receptores de dopamina no cérebro, estes são utilizados em quadros moderados e graves.

·        Medicamentos que possuem ação nos canais de cálcio como a pregabalina, por exemplo, se mostram bastante eficazes para alguns pacientes;

·        Opioides. Este tipo de medicação narcótica, apesar de ajudar nos casos mais leves aos mais graves, podem causar dependência. Sendo assim, utilize apenas e exclusivamente sob prescrição e supervisão médica;

·         Relaxantes musculares e medicamentos para dormir. Estes podem auxiliar você a dormir melhor a noite. Eles não eliminam as sensações nas pernas e podem te deixar sonolento durante o dia. Seu uso é recomendado somente se outras alternativas não obtiveram sucesso.


Mudanças simples em sua rotina também podem surtir efeitos desejados no alívio dos sintomas da SPI. Praticar exercícios físicos e massagear seus membros regularmente durante um banho quente são grandes aliados para uma melhora visível do quadro.


Ambas abordagens possuem efeitos relaxantes para seus músculos, mente pensante.


Esperamos que nosso papo de hoje tenha sido esclarecedor acerca da síndrome das pernas inquietas.

Caso esteja apresentando os sintomas, procure seu médico de confiança e siga o tratamento para uma melhora em seu quadro.


E se estiver passando por distúrbios do sono, ansioso, depressivo ou qualquer outro sinal de que sua saúde mental não está em dia (ou mesmo se estiver), busque a ajuda de um time de especialistas que querem ouvir e vão cuidar de você.


Conte com o Movente (toque no botão para começar agora): https://www.portalmovente.com.br/


Compartilhe nosso conteúdo com mais pessoas para que todos estejam a par do assunto, combinado?


Aquele abraço e até a próxima!

Outros Assuntos

Share by: