MENU
Portal Movente • jul. 24, 2021

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Terapias complementares: quais são elas e como ajudam na saúde mental?

Scroll Indicator

Terapias complementares, terapias integrativas, ou ainda, Práticas Integrativas e Complementares, as chamadas PICS, são soluções alternativas para quem quer tratar do corpo, da mente e da alma por meio de tratamentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais. 


Quer saber mais sobre elas e como podem dar ainda mais qualidade de vida a quem recorrer a essas práticas? Então, continue lendo esse artigo aqui no Blog Movente. 


Afinal, do que se tratam as Terapias Complementares? 


Nosso Sistema Único de Saúde, o SUS, já oferece, há anos, muitas das PICS para auxiliar e potencializar os resultados dos tratamentos de nossa população. 


Seja no caso de uma hipertensão, ou seja, uma doença crônica, ou uma depressão, de cunho emocional, por exemplo. 


Neste sentido, as Terapias Complementares vieram para ajudar indivíduos que estão enfrentando algum problema de saúde (aqui no Movente, vamos focar mais nos distúrbios mentais e emocionais) e querem recuperar a saúde e qualidade de vida. 


É importante destacarmos aqui nesta conversa, mente pensante, que uma Terapia Complementar não tem o poder de substituir o tratamento tradicional indicado pelo médico ou médica. 


Como o próprio nome diz, é um tratamento complementar, certo? 


Mas, ainda que como uma solução alternativa, especialistas e estatísticas já mostraram que tais práticas podem, de fato, auxiliar nesses tratamentos e acelerá-los. Logo, por que não recorrer a eles? 


Mais que isso, é importante também lembrar-se de que é possível fazê-los por meio do SUS, ou seja, sem pagar nada para acessar a esse tipo de atendimento. 


E engana-se se você pensa que elas são voltadas apenas para o tratamento de doenças. Elas também têm o poder de prevenir e diminuir as decorrências de intercorrências dos mais variados tipos. 


Por isso, o Brasil é uma referência nesta modalidade de atendimento e vem expandindo sua atuação pelo país. 


E quais são as Terapias Complementares? 


Apesar de serem muitas as variações e tipos de terapias complementares, nem todas são largamente utilizadas ou conhecidas pela público. Por isso, separamos uma breve lista delas aqui no Blog Movente. Confira: 

  • Fitoterapia; 
  • Musicoterapia; 
  • Terapia Floral; 
  • Ayurveda; 
  • Biodança; 
  • Aromaterapia; 
  • Massagem espiritual; 
  • Homeopatia; 
  • Osteopatia; 
  • Cromoterapia; 
  • Meditação; 
  • Massagem Shantala; 
  • Hipnoterapia;
  • Acupuntura; 
  • Thetahealing; 
  • Yoga, e muitos outros.


Essa é apenas uma pequena lista, para que possamos começar essa conversa por aqui. Hoje, vamos focar em uma das terapias complementares mais acessíveis, populares e milenarmente usada pelos mais variados povos: a Yoga.


E por que a Yoga é uma terapia complementar? Por qual motivo praticá-la?


Com certeza, não é de hoje que você tem ouvido por aí que a yoga serve apenas para acalmar, relaxar a mente.
Mas ela tem muito mais funções do que pensamos ou ouvimos no dia a dia. Afinal, ela pode abranger o corpo e mente de maneira poderosa.


Comecemos pelo corpo: ela trabalha a flexibilidade, o equilíbrio, a musculatura, a resistência, além da autoestima.
Mais que isso, ela também atua nos medos que as pessoas possam ter, atua no estresse, no sono, na clareza mental, nos pensamentos, na fluidez da mente e em seus processos diários.


De acordo com estudos relevantes na área, a yoga pode ser uma grande aliada em variadas doenças, como doenças do coração, estresse/ansiedade, asma e ainda para aquelas pessoas que precisam de cuidados alternativos.


Logo, nos atendo mais aos cuidados da saúde mental, se você sofre com a rotina do dia a dia, ou se a ansiedade tem sido uma infeliz companheira, aí está uma das soluções para te ajudar a vencer essa batalha, além da terapia e do tratamento medicamentoso, se for o caso.


Terapia complementar: preciso falar com meu médico (a) sobre?


De fato, por mais benéfico que uma prática integrativa possa ser, é sempre interessante conversar com o ou a especialista que cuida de você no dia a dia, até mesmo para localizarmos como aquele tratamento pode ser potencializado. 


Nada contra as terapias alternativas, muito pelo contrário. A questão é encontrar aquela que realmente faça sentido para o seu momento, seu quadro. 


Quer saber ainda mais sobre as Terapias Complementares? Você já sabia que o SUS oferece muitas delas gratuitamente ao redor do país? Que tal buscá-las como uma maneira de ter ainda mais qualidade de vida? 

Conte com o Portal Movente para te ajudar a vencer os distúrbios mentais e emocionais e vamos conversar sempre sobre eles. Acreditamos que falar é sempre importante para trocarmos, nos informarmos, para nos curarmos. 


Esse artigo te ajudou de alguma maneira? Sim? Compartilhe e comente aqui em nosso blog. Conte com a gente. 


Aquele abraço e até o nosso próximo blog post! 




Outros Assuntos

Share by: