MENU
Portal Movente • ago. 27, 2021

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Mindfulness: o que é e como pode transformar seu foco e sua mente?

Scroll Indicator

Mindfulness já é uma conversa que vem crescendo ao longo da última década, seja por parte de terapeutas, coaches ou especialistas no assunto. O fato é: a mente pode ser trabalhada de maneira a ganhar foco, força, maior autoestima e vitalidade.


Gostou do nosso tópico aqui no Movente para o post de hoje, mente pensante? Continue lendo este artigo e vamos conversar sobre!


O que é Mindfulness, para começo de conversa?


Outro dia mesmo iniciamos a falar por aqui sobre terapias alternativas e/ou complementares para a nossa saúde mental (leia o artigo na íntegra AQUI). 


E Mindfulness pode se encaixar entre este tópico, afinal, é uma das técnicas mais utilizadas recentemente para combater o estresse do dia a dia e aumentar o foco naquilo que estamos ou pretendemos fazer.


Portanto, podemos definir Mindfulness como um conjunto de práticas que trabalham nosso cérebro para que ele ganhe foco, viva o momento presente, sem a ansiedade que experimentamos pelo futuro, tampouco pela tristeza que as coisas do passado podem despertar em nós (o caso da depressão é um desses exemplos).


Em resumo, podemos traduzir e compreender Mindfulness como “atenção plena”.


Mas engana-se se você pensa que essa é uma novidade na história humana: escritas indianas, as Vedas, com mais de 2 mil anos “de idade”, já continham registros de práticas para treinar a mente.


E de lá até aqui, a coisa só evoluiu. Ao mesmo tempo, nós, enquanto sociedade moderna, pudemos observar como seu uso pode trabalhar e transformar nosso cérebro, além de suas reverberações na qualidade de vida de quem a pratica. 


Agora que já não há mistério sobre seu conceito, a gente precisa saber como é possível começar a extrair o melhor de Mindfulness para nossas vidas.


Como Mindfulness pode ser aplicada em nosso dia a dia?


Você pode começar, como tudo na vida, do começo, com as técnicas mais básicas. Ao longo dos dias ou semanas, você pode ir evoluindo e buscando novas maneiras de encaixá-la em seu dia a dia.


Já pensou em ter apenas três minutinhos de mindfulness por vez? 


Comece fechando os olhos e leve a atenção para o seu corpo, seja para aquilo que você está pensando, para o que está se passando em seu organismo ou para seus sentimentos. 


Depois, concentre-se em seus movimentos e em sua respiração. Já no terceiro momento, olhe para seu corpo novamente, incluindo as percepções que você vem tendo. 


Você também pode recorrer a outra opção bem simples, focada em sua respiração. 


Leve sua atenção para o corpo, que vai servir como uma âncora, levando sua mente a pensar, divagar em seu fluxo natural. Quando perceber que está saindo do foco, traga a cabeça de volta ao seu corpo. 


Repita esse ciclo quantas vezes achar prudente, sempre pensando que você pode ter mais dificuldade num primeiro momento, mas que vai evoluir com a prática diária. 


Então, quer dizer que Mindfulness faz bem?


Se você quiser se tornar uma pessoa que tem um cérebro mais focado no presente, digamos que SIM! Mas este é só o início de seus benefícios…


Seus resultados incluem a diminuição dos sintomas da ansiedade, maior concentração (como eu te disse), melhora da cognição e do raciocínio, pode prevenir ou atuar na depressão, melhora a nossa satisfação corporal e muito mais.


E em termos de saúde mental, de maneira geral, temos um outro ganho muito, muito interessante: ao utilizar suas técnicas, tendemos a cuidar, tratar a saúde da mente e seus distúrbios com menos medicamentos ou tratamentos mais “invasivos". 


É claro que isso não é uma regra e dependerá de cada caso, mas, de fato, pode ser uma alternativa para situações mais leves e/ou sob controle. 


Neste sentido, pode ser uma verdadeira “mão na roda” para acelerar o tratamento, aumentar sua eficiência e trazer mais benefícios para a vida de quem opta pela técnica.


Se interessou por Mindfulness?


Essa conversa está apenas começando aqui no blog Movente! 


Você quer saber mais? Tem dúvidas sobre o tema? Comente, compartilhe esse artigo com mais pessoas e bora falar sobre como a sua saúde mental pode sair ganhando. 


Vem com a gente! Até o nosso próximo artigo!

Outros Assuntos

Share by: