MENU
Portal Movente • nov. 15, 2021

Dúvidas sobre saúde mental?

PERGUNTE AO MOVENTE

Saúde mental: 7 maneiras de começar o ano cuidando da sua saúde mental (+ bônus)

Scroll Indicator

Está chegando a hora de criarmos nossas resoluções e metas de ano novo. Porém, parece que saúde mental não é um dos tópicos mais notados nessas listas, não é mesmo? Falamos sobre prosperar no trabalho, pagar a casa própria, quitar as dívidas ou viajar, mas como cuidamos de nossas saúde mental em tempos de pandemia? Como tratamos a nossa saúde física e mental no dia a dia?

 

Pois bem é aqui que a nossa conversa inicia! Por que encontramos razões mil para celebrarmos ou almejarmos novas conquistas em vários outros campos de nossas vidas, mas nos esquecemos da saúde mental, ou seja, daquilo que pensamos e sentimos?

 

Afinal de contas, nosso bem-estar mental pode dizer muito sobre como e quanto viveremos.

 

Então, se você quer entrar no ano novo de bem com você e deseja colocar entre suas metas para 2022 cuidar da sua saúde mental, aí vão 7 dicas imperdíveis (no final tem bônus, hein?)!

 

Durma bem

Aqui no blog Movente já falamos sobre a importância do sono reparador e de, no mínimo, 6 horas de duração. Como já contamos NESTE ARTIGO, há uma relação clara entre depressão e distúrbios do sono, por exemplo.

 

O sono é quem nos ajuda a processar tudo após um dia estressante de trabalho — física e emocionalmente falando.

 

Por isso, para dormir melhor, não coma nada pesado próximo da hora de dormir, deixe as luzes da casa mais baixas e evite mexer no celular ou computador (afinal, quanto mais estímulos, pior tende a ser o sono).

 

Chás de capim-cidreira, erva-doce ou a famosa camomila são sempre muito bem-vindos.

 

Desenvolva crenças positivas

Pode soar muito clichê, mas o que muita gente não te conta é que a sua saúde mental está atrelada a muitas crenças negativas construídas ao longo dos anos: “você não dá conta”, “você vai ser julgado(a) por isso”, “você não pode”… Seja porque ouvimos isso de nossos pais, familiares, amigos, ou porque tenhamos vivido algo do gênero.

 

O grande ponto é começar a quebrar essas crenças. Sempre que elas surgirem, questione-se.

 

“Como assim eu não dou conta?”, “Por que eu não posso?”, “Se me julgarem, qual diferença fará na minha vida?”. Sempre combata pensamentos negativos com perguntas que te tragam de volta à realidade.

 

Mexa esse corpinho

Libere o máximo de endorfina que conseguir em seu corpo. E uma das maneiras mais poderosas de fazer isso é se exercitar sempre que possível. Especialistas dizem que 30 minutos, 5 vezes por semana, já são suficientes para começar a ver os resultados.

 

E aqui nem estamos falando de estética. Estamos dialogando sobre aumentar sua disposição e fazer o seu metabolismo trabalhar a seu favor. Caminhe, ande de bicicleta, corra, nade, jogue futebol, vôlei, pule corda.

 

São inúmeras opções e você pode recorrer àquela (ou àquelas) que mais gosta para se sentir melhor consigo. Sua saúde mental vai agradecer!

 

Medite

Entre as suas metas para o ano novo focadas na saúde mental e física, coloque em sua lista a atenção plena. Meditar transforma a maneira como olhamos para a vida, como pensamos e como reagimos aos estímulos.

 

Ou seja, meditar é bom para a saúde mental a ponto de sublimar os sintomas mais leves da ansiedade, por exemplo. Além de aplicativos gratuitos, você também pode buscar a ajuda de um m(a) profissional da área (te dou uma dica imperdível logo abaixo).

 

Converse com sua família e amigos

Abra o seu coração, mesmo que isso te deixe com aquela insegurança ou desconforto ao fazê-lo. As pessoas que te cercam e que te amam podem ser grandes fontes de suporte quando o assunto são as doenças mentais ou distúrbios emocionais.

 

Portanto, abra o jogo, fale sobre o que você sente, se é possível que essas pessoas te ajudem de alguma maneira ou se, apenas, elas podem te escutar quando necessário. Tirar tudo isso de dentro de si pode ser uma chave importante — “O que não vira palavra, vira sintoma”.

 

Faça um "detox" das redes sociais

Não se trata de apagar seus perfis nas mídias. Mas já existem muitos estudos que correlacionam ansiedade, depressão e dismorfia corporal às redes sociais (filtros, fotos editadas, instantes que não contam a verdade, apenas uma versão dela). Por isso, elas são ótimas — até certo ponto.

 

Infelizmente, o que está sendo publicado não é de todo real, o que faz com que “a grama do vizinho seja sempre mais verde”.

 

Por isso, para o ano que se aproxima, com foco na sua saúde mental, diminua o ritmo nas redes. Coloque limites para você: 30 minutos por dia nas redes já pode ser muito. Porém, a média atual da maioria dos usuários é bem maior — 3h31 por dia.

 

Então, comece aos poucos e ganhe mais tempo livre para você, sua família, seu corpo e, principalmente, sua mente.

 

Conte com ajuda especializada

Vamos combinar que os últimos tempos não foram nada fáceis, certo? Não é por acaso que saúde mental na pandemia foi um dos assuntos mais comentados ao longo de 2020 e 2021.

 

Então, que tal seguir não só as dicas que estamos te dando, mas abrir-se ao novo? Que tal contar com um(a) profissional que vai te ajudar a superar aquilo que você está vivendo neste exato minuto?

 

Aqui no Movente, você conta com um time de experts em saúde mental que estão sempre disponíveis para te ajudar a cuidar de você, viver com mais qualidade, afastando os sintomas da ansiedade, da depressão, fobia social e muitas outras doenças mentais que são tão comuns em nosso dia a dia.

 

Escolha viver a melhor versão de si neste ano que se aproxima. Você pode começar agora mesmo tocando AQUI!


Não acabou não! Aí vão mais 3 dicas bônus para cuidar da saúde mental! (Aqui no Movente a gente nunca te deixa na mão, não é mesmo?)

 

Pare de se comparar

Um exercício que pode reduzir a ansiedade, o estresse e até mesmo ajudar no combate à depressão é parar de se comparar a outras pessoas.

 

Você pode ter mais facilidade para começar, ou pode precisar da ajuda de uma pessoa que seja especialista. De qualquer maneira, o mais importante é sempre olhar para si como uma pessoa única, com uma trajetória que é apenas sua.

 

Infelizmente, se comparar a outras pessoas pode gerar gatilhos para que você sinta que “não está no lugar certo”, “não é tão inteligente quanto”, “não tem o corpo x”, “não tem a carreira de y”… pare com isso. Hoje!

 

Adote um pet

Muitos são os estudos que mostram que ter um animal de estimação pode ser uma grande saída para cuidar da saúde mental e diminuir o estresse, reduzir os sintomas da depressão, trazer mais alegria e disposição para o dia a dia.

 

Um exemplo prático disso é que, caso você adote um pet, passará a dedicar parte do seu tempo a cuidar, andar com ele/ela (se for o caso), alimentar, dar banho, além de sentir sua companhia dentro do lar. Pode ser uma estratégia interessante!

 

Alimente-se bem

“Alimento é remédio”. Não é de hoje que ouvimos que tudo que precisamos está na natureza. E é a verdade! Seja para dores de cabeça, seja para o estômago, uma gripe, para acalmar, para a insônia. Tenho certeza que você pode recomendar chás ou alimentos que ajudem em todas essas questões. Não é por acaso.

 

Os alimentos influenciam muito em nosso corpo, nosso metabolismo e, claro, em nosso humor e nossa saúde mental. Por isso, equilíbrio é tudo. Frutas, verduras, legumes, proteínas, carboidratos, fibras e oleaginosas devem estar diariamente em seu cardápio. Em uma semana se alimentando bem você já vai sentir a diferença. Vai por mim!


E aí, curtiu as dicas para melhorar sua saúde mental e sentir-se bem com você?

 

Aqui no Movente, queremos cuidar de você, te ver bem, feliz consigo. Conte com todo nosso time para começar 2022 com o pé direito e viver em sua melhor versão.


Precisando, é só chamar, ok?


Aquele abraço e até a próxima, mente pensante!

Outros Assuntos

Share by: